19 de abril de 2024 - 01:48

HomeDESTAQUES DO DIAHá 120 anos, clubes se reuniram para fundar a primeira liga de...

Há 120 anos, clubes se reuniram para fundar a primeira liga de ‘foot-ball’ do Brasil

Quem acessa a Rua São Bento, no centro de São Paulo, e olha para o prédio à direita na esquina com a Rua José Bonifácio, talvez não saiba que ali foi fundada a primeira liga de clubes do futebol brasileiro.

Há 120 anos, no dia 18 (ou 19, a depender da fonte) de dezembro de 1901, cinco agremiações da capital paulista se reuniram no sobrado construído pelo brigadeiro Luiz Antonio para ratificar a criação da Liga Paulista de Foot-ball, entidade que organizaria, no ano seguinte, a edição inaugural do Campeonato Paulista.

O endereço escolhido para a reunião de fundação da liga funcionava como sede do Sport Club Internacional, um dos membros fundadores do coletivo.

Além dos anfitriões do casarão, estiveram representados no encontro fundacional o Club Athletico Paulistano, o Sport Club Germânia, a Associação Athletica Mackenzie College e o São Paulo Athletic Club (SPAC), este com a presença de Charles Miller, capitão da equipe.

“O edifício tinha vastas dependências -sala de leitura, sala de jogos, sala de esgrima, terraço para ginástica, barra-fixa, lançamento de dardos etc. Foi ali que se aconchegaram os sportsmen; foi ali fundada a Liga Paulista, de saudosa memória. Foi ali que se fundou (permitam a expressão) o foot-ball em São Paulo”, escreveu o jornalista Antonio Figueiredo no livro “História do Foot-ball em S. Paulo”, publicado em 1918.

Três dessas agremiações já haviam se reunido naquele mesmo endereço no dia 13 de dezembro, a fim de colocar no papel a criação da Liga Paulista, mas tanto o Mackenzie como o São Paulo Athletic não participaram do primeiro encontro.

“Na sede do Sport Club Internacional, realizou-se hontem as 8 1/2 horas da noite, uma reunião cujo fim era formar uma liga denominada: Liga Paulista de Foot-ball. A Liga será composta de differentes clubs, que concorrerão para o primeiro campeonato, que será por esta organizado. Em virtude de terem comparecido somente a esta reunião 3 clubs, ficou deliberado que a reunião definitiva se verificará quarta-feira, 18 do corrente”, informou o Estado de S. Paulo em sua edição do dia 14.

No dia 18, portanto, foi redigida diante de todos os fundadores a versão original do estatuto que passaria a guiar o futebol paulista de clubes. Cada clube recebeu uma cópia do documento.

Contudo, de acordo com o jornalista Thomaz Mazzoni em seu livro “História do futebol no Brasil 1894-1950”, a eleição da diretoria foi realizada – diferentemente do informado no jornal da época – no dia 19 de dezembro, data que marcaria então a fundação da liga, segundo o autor.

Independentemente da divergência nas datas, dessa reunião com todos os cinco clubes saiu a nomeação de Antônio Casemiro da Costa, dirigente do Internacional e um dos maiores entusiastas da criação da entidade, como o primeiro presidente da liga.

Ao assumir o comando do ainda incipiente futebol paulista, Costa encomendou bolas a um sapateiro da Rua Ipiranga e uma taça de prata, que seria entregue ao campeão estadual de 1902, a um ourives francês da Rua São Bento. O troféu, inclusive, levaria o nome do mandatário da entidade.

No ano seguinte, o estado de São Paulo (ou melhor, a cidade de São Paulo) assistiu ao primeiro Campeonato Paulista da história, também o primeiro estadual de futebol no Brasil.
Disputado pelas cinco equipes fundadoras da liga, o torneio teve o seu pontapé inicial dado em 3 de maio de 1902, no Parque da Antarctica Paulista, com vitória do Germânia sobre o Mackenzie por 2 a 1.

Disputado em pontos corridos, o campeonato consagrou como campeão o São Paulo Athletic Club, que venceu no dia 26 de outubro o jogo de desempate contra o Paulistano, pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Charles Miller, que terminaria o Paulista como artilheiro, autor de dez tentos no certame.

 

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS