17 de maio de 2022 - 00:44

HomeDESTAQUES DO DIA185 mil motoristas de SP têm até o fim do mês para...

185 mil motoristas de SP têm até o fim do mês para renovar CNH

Com somente mais duas semanas de prazo, cerca de 185 mil motoristas do estado de São Paulo com CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) vencidas entre março e abril do ano passado ainda precisam renovar o documento, segundo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo).

A renovação das CNHs foi suspensa em março de 2020 por causa da pandemia de coronavírus. No mês passado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) reabriu o serviço, com um escalonamento de datas, de acordo com o mês de vencimento para renovação, que vai até agosto de 2023.

O número representa 23,5% dos 785 mil motoristas com renovação entre os dois primeiros meses da pandemia. Desde a retomada dos prazos em novembro, cerca de 17 mil carteiras vencidas neste período foram renovadas no estado, segundo o Detran.

Somente no estado de São Paulo, 5,9 milhões de pessoas estavam com a carteira vencida no início deste mês, segundo o Detran, sendo que, do total, 2,7 milhões eram referentes ao período da pandemia, entre março de 2020 e outubro de 2021.

Para tentar dar fluxo nas renovações atrasadas, o departamento tem realizado mutirões aos sábados em seus postos e nos do Poupatempo. No último fim de semana, cerca de 5.000 motoristas foram atendidos. A ação será repetida neste sábado (18).

O agendamento para as vagas no mutirão podem ser feitas apenas nesta quinta-feira (16) pelo site e pelo aplicativo do Poupatempo, além dos totens instalados nos postos.

Embora os prazos tenham sido suspensos em março do ano passado, foi possível renovar o documento pela internet ou por aplicativos -apenas o exame médico é presencial.

Entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com o departamento de trânsito, houve um crescimento de 98% na quantidade de renovações de CNHs no estado, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 2.501.008 milhões de habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021, contra 1.263.048 milhão no mesmo período de 2020.

Quem renovar a carteira agora vai ser beneficiado pelo novo CBT (Código Brasileiro de Trânsito), que, desde 12 de abril deste ano, ampliou o prazo de vencimento -um motorista com idade abaixo de 50 anos que teve sua carteira vencida antes de a nova legislação entrar em vigor, mas que fizer a renovação após essa data, terá sua carteira com validade de 10 anos, e não de 5 anos, como na regra anterior, segundo o Contran

A multa para quem for flagrado com o documento vencido é considerada gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação. O motorista terá de pagar R$ 293,47.

De acordo com o Detran, de janeiro a outubro, 22.939 motoristas foram autuados no estado de São Paulo com carteiras de habilitação vencidas antes da pandemia e que teriam de ter feito a renovação.

E não é apenas na data de validade da CNH que o motorista deve ficar de olho, mas em outros dois prazos de serviços reabertos. De acordo com o Contran, também vai até 31 de dezembro o prazo para registro e licenciamento de veículos novos adquiridos entre 26 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021.

O mesmo vale para veículos usados comprados entre 12 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021, que devem ser transferidos até o fim deste ano.

 

 

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS