27 de janeiro de 2022 - 08:53

HomeDESTAQUES DO DIAGestão Doria decide não mais divulgar óbitos e casos de Covid, após...

Gestão Doria decide não mais divulgar óbitos e casos de Covid, após ataque hacker

O governo do Estado de São Paulo decidiu que não irá divulgar mais dados relacionados a óbitos ocasionados pela Covid-19 ou novos casos de infecção pela doença até que o sistema de consolidação dessas informações, do governo federal, seja normalizado, após o ataque hacker.

Na última sexta-feira (10), o sistema do Ministério da Saúde foi alvo de um ataque hacker que impediu milhares de brasileiros de consultarem seus comprovantes de imunização contra o novo coronavírus. Desde então, a pasta tem orientado os interessados a buscarem outros sites para emitirem seus “passaportes de vacina”, junto às secretarias estaduais e municipais, por exemplo.

O secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Cruz, adiantou as possibilidades de comprovação da imunização: a versão física do cartão de vacinação, que continua válida; a segunda via do cartão, que pode ser solicitada na unidade de saúde onde foi realizada a vacinação; município que têm base própria podem emitir certificados (no hotsite estão listados quais estados tem esse sistema). Por fim, o secretário executivo adiantou que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) enviará aos países que solicitam o certificado pedido para que aceitem o cartão de vacinação.

No domingo, o Ministério informou ainda que iniciou o processo de recuperação de dados e que não haverá perda de informações da memória do sistema, de modo que ele deve voltar a funcionar normalmente. Mesmo assim, nesta segunda-feira, os dados referentes às mortes provocadas por Covid e os eventuais novos casos detectados não foram enviados ao sistema do governo federal.

Além de São Paulo, outros oito estados foram afetados pelo ataque hacker e, por isso, decidiram suspender o envio de informações sobre a pandemia ao sistema principal: MS, PB, PR, RJ, RO, RS, SC e TO.

Sem os dados destes 9 territórios, o Brasil fechou a segunda-feira com 39 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de vidas perdidas chegando a 616.980 desde o início da pandemia.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS