1 de maio de 2024 - 18:25

HomeDESTAQUES DO DIAVale do Ribeira recebe visita técnica de comitiva que sugere avanços na...

Vale do Ribeira recebe visita técnica de comitiva que sugere avanços na pecuária bubalina

No último mês de novembro, o Vale do Ribeira foi escolhido pelo Sebrae Amapá e uma comitiva de instituições do agronegócio bubalino para uma visita técnica, tendo em vista que a Região é conhecida por ser uma das maiores produtoras de muçarela de búfala do Brasil.

O objetivo foi identificar as técnicas de manejo utilizadas na região para profissionalizar a produção nas indústrias de laticínios em outras regiões do País.

“Nosso país está entre os grandes negociadores do mercado internacional de bubalinos. Os búfalos ocupam 85% da criação de gado no Amapá e apresenta o 2º maior rebanho do país, um número impressionante de criação em relação aos bovinos, e isso mostra a importância do investimento em políticas públicas, conscientização e manejo nesse setor”, comentou Iraçu Colares, presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá.

Receberam a visita da comitiva pequenos produtores locais e grandes laticínios envolvidos na produção bubalina do Vale do Ribeira, fixados nas cidades de Registro, Barra do Turvo e Sete Barras.

A comitiva ainda visitou a sede do Sebrae-SP, na capital, para conhecer os programas dedicados ao agronegócio no Estado e mais detalhes do projeto “Dá Gosto Ser do Ribeira”.

“Para o Sebrae-SP e para a FAESP, é uma grande honra ter seu trabalho destacado no Vale do Ribeira como uma referência da pecuária bubalina no Brasil. As entidades continuarão atuando em favor dos micro e pequenos produtores e produtoras paulistas, com o objetivo de potencializar os resultados em todo o Estado. A troca de informações com os parceiros estaduais é essencial para o aprendizado constante”, disse o presidente do conselho deliberativo do Sebrae-SP e vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles.

Para o consultor de negócios do Sebrae-SP, Anderson Lima, a escolha do Vale do Ribeira como referência no segmento é uma grande conquista para a região.

“O Sebrae-SP, foi responsável pela profissionalização dos pequenos produtores de leite e derivados, atuando na gestão da propriedade, identificando e atuando nos gargalos com ações de tecnologia. Com isso, os produtores atendidos pelo programa de Encadeamento Produtivo Sebrae/Levitare atingiram resultados muito positivos, como o aumento de faturamento com o aprimoramento da qualidade do leite e redução de custos com a melhoria das pastagens”, destacou.

Foto por: Denyse Quintas

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS