19 de abril de 2024 - 07:14

HomeDESTAQUES DO DIARegistro recebe Carreta da Mamografia entre os dias 14 e 23/12

Registro recebe Carreta da Mamografia entre os dias 14 e 23/12

Mulheres com idade a partir dos 35 anos terão a oportunidade de realizar exames na carreta de mamografia que se instalará na Praça dos Expedicionários, em Registro, entre os dias 14 e 23 de dezembro.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio do Programa Mulheres de Peito.

Serão distribuídas 50 senhas por demanda espontânea de segunda a sexta-feira para atendimento no mesmo dia, das 8h às 17h. Aos sábados serão 25 senhas, das 8h às 12h. Não há necessidade de pré-agendamento.

Mulheres com idade entre 35 a 49 e acima de 70 anos, além de apresentar RG e cartão SUS, necessitarão também levar o pedido médico para realização do exame. As mulheres entre 50 e 69 anos apenas deverão apresentar o RG e cartão SUS. A previsão é de atender 425 mulheres a partir dos 35 anos.

Agendamento telefônico

Além das carretas, o programa estadual conta com um call center para agendamento de mamografias. Neste caso, as mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias também podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica disponível no 0800-779-0000.

O agendamento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames são realizados em um dos cerca de 200 serviços fixos com mamógrafo do SUS de SP. É necessário apenas que a mulher tenha em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

Sobre o Programa Mulheres de Peito

O atendimento é uma iniciativa do Governo do Estado que surgiu em 2013, estimulando mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia de forma gratuita. A proposta é facilitar que se faça o diagnóstico a cada dois anos na rede pública e a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS