20 de abril de 2024 - 03:44

HomeDESTAQUE DA HORARegistro celebra hoje 77 anos de emancipação e detém uma rica bagagem...

Registro celebra hoje 77 anos de emancipação e detém uma rica bagagem histórica

Nesta terça-feira, 30 de novembro, o município de Registro, situado às margens do Rio Ribeira de Iguape, celebra mais um ano de emancipação.

Conhecida como a capital do Vale do Ribeira, do alto de seus 77 anos, a cidade traz consigo uma rica bagagem histórica. A começar pelo seu nome, dado pelo fato de a região ser a responsável pelo registro e fiscalização de todo ouro que destinava-se à Coroa Portuguesa na época do Brasil colonial.

Antes de sua emancipação, Registro fazia parte da cidade de Iguape, mas em 1944, a cidade tornou-se um município independente, por meio do decreto lei nº 14.334.

A influência da cultura japonesa sobre a cidade é visível e se sobressai por meio da arquitetura, monumentos, associações, além de inúmeras ruas nomeadas em homenagem aos colonizadores.

Registro também não deixa de lado suas raízes, realizando anualmente celebrações de festas tradicionais, trazidas pelos colonizadores, como o Bom Odori e o Tooro Nagashi, que é considerado o maior da América Latina.

Desenvolvimento Econômico

Registro teve início com um pequeno povoado ribeirinho e passou a se desenvolver economicamente a partir da chegada dos primeiros colonizadores Japoneses, que, em 1913, iniciaram o cultivo de diversos produtos como arroz, chá e junco. Foi criada também a Companhia Ultramarina de Empreendimentos S.A., o KKKK, com objetivo de apoiar os imigrantes japoneses que haviam partido para a cidade de Registro.

No período de 1917 Registro tornou-se o maior produtor de arroz do estado e, não muito tempo depois, a produção de chá também passou a ser um dos destaques da cidade. O investimento nos chazais deu tão certo na região que, nos dias atuais, a cidade sustenta o titulo de Capital Brasileira do Chá. Ao longo do tempo a produção de banana também obteve seu destaque e relevância na história da cidade.

Em 74 anos de existência, Registro teve um crescimento notável, tanto estrutural quanto populacional. Atualmente a cidade tem em média 56 mil habitantes e frequentemente novas instituições enxergam o município como uma região promissora para novos investimentos.

 

Diário do Ribeira

 

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS