25 de abril de 2024 - 14:26

HomeDESTAQUES DO DIAAmbiental apreende petrechos de pesca utilizados no período da Piracema em Iguape

Ambiental apreende petrechos de pesca utilizados no período da Piracema em Iguape

Durante patrulhamento realizado pela Polícia Militar Ambiental nas proximidades do bairro Praia do Leste, em Iguape, foi flagrada uma rede de emalhe que encontrava-se “estaqueada” com a utilização de âncoras na Foz do Rio Ribeira de Iguape e Boca da Barra, em período de Piracema.

Diante dos fatos, a equipe realizou o recolhimento da rede de malhas de grillon, medindo aproximadamente 40 metros de comprimento, malhas de 205 mm e 1.60 metros de altura, 44 metros de cabo de cor verde, 02 âncoras de ferro pesando aproximadamente 20 kg cada.

Prosseguindo com a fiscalização, a equipe visualizou ao longe uma embarcação realizando atividade de pesca. Assim que percebida a aproximação da equipe, o indivíduo fugiu, deixando para trás, à deriva, uma rede de pesca do tipo “feiticeira” contendo três panagens, medindo aproximadamente 90 metros de comprimento, malhas de 145 mm e 380 mm, 2.20 metros de altura, contendo 12 kg de pescados da espécie bagre (Genidens barbus).

O petrecho de pesca foi apreendido e depositado na Sede do 3º Pelotão de PM Ambiental-Iguape. Os pescados apreendidos foram doados à Instituição denominada Residência Terapêutica de Iguape.

A Piracema é o período mais importante para a reprodução dos peixes, quando eles se deslocam até suas nascentes para desovar. No estado de SP, a Piracema vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS