20 de abril de 2024 - 08:28

HomeDESTAQUE DA HORA“Dá Gosto Ser do Ribeira” vira livro e é finalista do Prêmio...

“Dá Gosto Ser do Ribeira” vira livro e é finalista do Prêmio Jabuti

Iniciativa do Sebrae-SP com realização da Garimpo de Soluções, o primeiro plano estratégico regional de economia criativa do Brasil, “Dá Gosto Ser do Ribeira”, vira livro e é um dos cinco finalistas na categoria “Economia Criativa” da 63ª edição do Prêmio Jabuti.

A cerimônia de premiação do mais tradicional prêmio literário do Brasil acontece na próxima quinta-feira, dia 25 de novembro, a partir das 19h, em transmissão no canal do YouTube da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

O “Dá Gosto Ser do Ribeira” tem por objetivo desenvolver os negócios locais a partir da valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades da região. Sebrae-SP e Garimpo de Soluções percorreram mais de 12 mil quilômetros em 22 municípios do Vale do Ribeira, realizando mais de 210 horas de entrevistas e oficinas com cerca de 250 empreendedores e empreendedoras durante dois meses em campo.

O resultado foi a criação de 25 ações focadas em três eixos principais: turismo, alimentação/gastronomia tradicional e artesanato, com especial atenção aos saberes, à história, às culturas tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, à imigração japonesa e ao contexto do empreendedorismo inovador alinhado às práticas e potencialidades existentes na região.

Em pouco mais de 15 meses com as ações em prática pelo Sebrae-SP no Vale do Ribeira, o “Dá Gosto Ser do Ribeira” já impactou mais de 5,5 mil empreendedores e empreendedoras – aproximadamente 2% da população do Vale do Ribeira.

O projeto já obteve diversos resultados finalísticos importantes para o dia a dia desses pequenos negócios, tais como aumento de faturamento, redução de custos, implementação da inovação e aumento de produtividade e cobranding entre empresas. Além disso, tem mobilizado diferentes atores regionais dos setores público e privado em torno de um projeto comum de desenvolvimento territorial que inclua as pessoas, gerando valor compartilhado e consequentemente renda para os “valentes” – como se denominaram, no âmbito do projeto, os habitantes do Vale.

Foram realizadas, ainda, diversas ações que contribuíram para esses resultados, como festivais gastronômicos, concurso de embaixadores, selo de qualidade para o turismo, educação empreendedora e patrimonial para alunos de ensino fundamental, médio e superior, promoção do turismo interno, etc. A marca-território desenvolvida pelo projeto foi amplamente adotada em estabelecimentos, displays, rótulos e embalagens de produtos locais.

Para o diretor de administração e finanças do Sebrae-SP, Guilherme Campos, ter o Dá Gosto Ser do Ribeira como um dos finalistas do Prêmio Jabuti é motivo de orgulho para o Sebrae-SP que está lado a lado com todos os agentes políticos do Vale do Ribeira e, principalmente, junto a todas as pessoas que são empreendedoras que tem ou que querem ter seu próprio negócio.

“Esse é um projeto que atua na autoestima dos cidadãos e cidadãs, pois reconhece a identidade de cada morador e moradora e o quanto são especiais, seja pela relação com a natureza, com as tradições ou com a cultura local. O Dá Gosto Ser Do Ribeira auxilia no redescobrimento da região, exalta todo o potencial de desenvolvimento que existe no Vale do Ribeira e abre um mundo de novas possibilidades de negócios na região”, comenta.

“O ineditismo desse projeto traça bases para um modelo de desenvolvimento regional, que contempla a diversidade em seu sentido mais amplo. Nasce a partir de uma escuta ativa, com metodologia proprietária desenvolvida sob medida. Os resultados são a prova de que inteligência estratégica aliada a articulação entre os vários atores e valorização da criatividade podem transformar realidades”, afirma Ana Carla Fonseca, diretora-executiva da Garimpo de Soluções.

Sobre o projeto

O “Dá Gosto Ser do Ribeira”, realizado pela Garimpo de Soluções, integra as atividades da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, em colaboração direta com os Escritórios Regionais do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista, que englobam os municípios da região.

Site: https://sebrae.contatosebraesp.com.br/economiacriativa
Instagram: https://www.instagram.com/dagostoserdoribeira/
Facebook: https://www.facebook.com/dagostoserdoribeira
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCstVoiWS4_po7dUQOvLhfAQ

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS