O Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país – e a Brazucah Produções firmaram parceria para oferecer formação audiovisual a 50 alunos, entre 15 e 17 anos, e professores da rede pública de Tapiraí e Juquiá, entre os meses de setembro e dezembro.
Dividido em 12 encontros, o curso on-line de produção audiovisual contempla introdução à linguagem cinematográfica, técnicas de depoimentos e entrevistas, captação de imagens, montagem, narrativas na era da internet, divulgação em redes sociais entre outros temas.
Além do conteúdo programático, os jovens recebem material didático, acompanhamento pedagógico à distância e indicações de textos, filmes, sites e vídeos temáticos para complementarem a referência audiovisual.
No final do curso, os alunos produzirão webdocumentários que serão apresentados de forma on-line em dezembro deste ano. Estes filmes integrarão ainda a programação de sessões nas cidades com o projeto Cinesolar, primeiro cinema do país movido inteiramente à energia solar.
De acordo com Daniela Gerdenits, coordenadora de Parcerias e Responsabilidade Social do Legado das Águas, o objetivo da ação é fortalecer o protagonismo juvenil em temáticas socioambientais por meio da produção audiovisual.
“Esse projeto tem como principal objetivo dar espaço para a expressão dos jovens, contribuir para sensibilizar novos olhares sobre o papel deles na sociedade, os estimulando a perceber seus potenciais enquanto agentes de mudanças sociais, tendo o cinema e a produção audiovisual como meio de empoderamento. No ano passado, produziram um documentário com a temática racial, tema escolhido pelos próprios alunos. O documentário ficou incrível, tinha a personalidade, a marca de cada um dos participantes. O mais impressionante é que tudo foi produzido de forma caseira e 100% remota. Estamos muito satisfeitos com os resultados que já tivemos e temos certeza de que essa nova etapa também será surpreendente”, diz a coordenadora.
“Nossa proposta é oferecer um conteúdo teórico e prático que possa ampliar as possibilidades de produção dos estudantes, além de estimulá-los para realização de produções que busquem abranger diferentes narrativas da vida cotidiana de cada um dos participantes”, afirma Raphael Alario, coordenador da Rede Brazucah.
Diário do Ribeira