28 de março de 2024 - 12:35

HomeBRASILGilberto Gil é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Gilberto Gil é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu nesta quinta-feira o compositor Gilberto Gil como o novo imortal da casa. O baiano de 79 anos, um dos músicos mais celebrados do planeta, vai ocupar a cadeira 20, em substituição ao jornalista Murilo Melo Filho (1928-2020).

Na semana passada, Fernanda Montenegro foi eleita para a cadeira de número 17. Até o fim deste ano, serão escolhidos mais três imortais da Academia.

Gil disputava a posição com o poeta e compositor Salgado Maranhão e com o escritor Ricardo Daudt. Com a eleição desta quinta, a ABL tem agora dois membros negros: Gilberto Gil e o acadêmico Domício Proença Filho.

Gilberto Passos Gil Moreira, nascido em Salvador, na Bahia, em 1942, é compositor, cantor e instrumentista. É considerado um dos nomes mais importantes e surpreendentes da história da música nacional.

“Sua vasta obra, além de registrar momentos históricos e movimentos musicais importantes, mescla elementos que, a princípio, podem parecer inconciliáveis, como a tradição nordestina e a modernidade do pop. O percurso artístico de Gilberto Gil tangencia a própria trajetória da música popular brasileira”, como definiu o Itaú Cultural.

 

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS