25 de abril de 2024 - 10:41

HomeDESTAQUES DO DIAAlunos não voltaram às aulas em quase metade das escolas de SP,...

Alunos não voltaram às aulas em quase metade das escolas de SP, diz TCE

Após ter realizado uma fiscalização “surpresa” em escolas estaduais e municipais de São Paulo na última segunda-feira (8), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que em 47% das instituições havia ausência expressiva de alunos, tanto nas aulas presenciais quanto nas aulas remotas.

Além do absentismo observado, a auditoria também constatou que 59% das instituições apresentavam problemas no transporte escolar e em 48% havia computadores com problemas de funcionamento. O objetivo da fiscalização era de entender como as escolas estavam se saindo no retorno às aulas presenciais. O texto conta com informações Portal “R7”.

As escolas se mostraram preocupadas em oferecer um retorno seguro quanto ao aprendizado dos alunos e eventuais dificuldades enfrentadas por eles durante os estudos em casa na pandemia. Cerca de 90% delas afirmaram que fizeram uma avaliação dos conhecimentos dos alunos a fim de criar programas de recuperação.

Com relação aos protocolos sanitários de segurança antiCovid, ao Tribunal apontou que 91% das escolas aferiam a temperatura dos alunos na entrada ao recinto. Contudo, 37% delas apresentaram problemas nas salas de aula quanto medidas com essa finalidade. Por outro lado, em 98% das unidades visitadas havia álcool em gel para a comunidade escolar.

OPERAÇÃO.

Com início às 7h de segunda-feira (8), a fiscalização do TCE avaliou, além da frequência dos alunos e os protocolos sanitários contra o Coronavírus, as condições de uniforme escolar, material de estudo, merenda, professores, entre outros pontos.

Foram cerca de 500 agentes envolvidos na ação que visitaram 486 instituições de ensino, sendo 346 municipais e 140 escolas estaduais — distribuídas em 348 municípios do Estado, incluindo a capital.

Ao fim da operação, o TCE informou que o governo do Estado e também as prefeituras responsáveis serão notificados sobre as irregularidades encontradas a fim de solucionar os problemas e propor melhorias.

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS