19 de abril de 2024 - 18:22

HomeDESTAQUE DA HORACiclo de Cultura Tradicional traz apresentação de fandangueiros da Ilha do Cardoso...

Ciclo de Cultura Tradicional traz apresentação de fandangueiros da Ilha do Cardoso e documentário de Iguape

O Ciclo de Cultura Tradicional traz nesta quarta-feira (10) duas atrações on-line diretamente do Vale do Ribeira. Gerenciado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, o evento é uma realização das Oficinas Culturais, Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Desde 2014, o Ciclo de Cultura Tradicional é um espaço horizontal de troca, preservação, renovação e expansão de novas conexões entre pensadores, pesquisadores, mestres e agentes das culturas populares.

Às 21h, é a vez do grupo ‘Jovens Fandangueiros do Itacuruçá’. O grupo é formado por moradores da comunidade do Itacuruçá e Pereirinha, na Ilha do Cardoso e apresenta ritmos da cultura caiçara local, como manjericão, dondons e chamarritas, além de músicas de tradições religiosas, como São Gonçalo e toques da Romaria do Divino Espírito Santo.

Ainda difundindo os talentos do Vale do Ribeira, a programação do dia também contará com a transmissão do documentário ‘Sabedoria Itinerante: O caiçara, do empírico ao acadêmico’, com início às 19h na mesma plataforma on-line. A direção é de Allan Alves Carneiro e tem duração de 25 minutos.

Trata-se de um mergulho na experiência da Escola Caiçara da Jureia, projeto educacional realizado em Iguape nos anos 2000. O filme mostra o cotidiano dos educandos e seu método de repasse de conhecimento, utilizado há gerações pelas comunidades tradicionais: a oralidade.

Para assistir, basta acessar a plataforma do Youtube aqui.

A programação completa pode ser conferida em: Oficinas Culturais – Site – PROGRAMAÇÃO

 

Diário do Ribeira

 

 

 

 

 

 

 

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS