25 de abril de 2024 - 03:04

HomeDESTAQUES DO DIACampanha de Multivacinação de crianças é prorrogada em todo o Estado de...

Campanha de Multivacinação de crianças é prorrogada em todo o Estado de SP

Após ter apurado que 60% das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes paulistas estão desatualizadas, o governo de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de multivacinação no Estado. Na pesquisa que revelou essa defasagem, o governo descobriu também que, entre as crianças com menos de um ano de idade, o cenário é ainda pior: 80% delas não tinham vacinação em dia, de acordo com suas cadernetas.

Com a prorrogação, a Campanha agora vai até o dia 30 de novembro. A meta é regularizar o esquema vacina das crianças e adolescentes com até 15 anos de idade. As informações são do G1.

Os pacientes atendidos poderão receber diversos tratamentos preventivos como a vacina contra a tuberculose (BCG), a pentavalente contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e pneumonia, imunizantes contra as hepatites A e B, e ainda doses contra sarampo, rubéola, caxumba, febre-amarela, HPV e varicela.

Para receber as vacinas, os pais ou responsáveis devem levar os menores de idade a um dos mais de 5 mil postos de saúde dos municípios paulistas junto com a carteirinha de vacinação. Os profissionais de saúde irão avaliar quais vacinas precisam ser aplicadas em cada paciente.

Durante a campanha em outubro, mais de 502,7 mil crianças e adolescentes precisaram receber ao menos um tipo de vacina no Estado. Destes, cerca de 231, 3 mil eram bebês com menos de um ano.

Caso os pais não tenham mais a caderneta de vacinação, a recomendação é que eles procurem o posto de vacinação onde o paciente recebeu vacina pela última vês. Lá será possível consultar os registros da unidade para emissão de uma nova carteirinha.

Aqueles que desejarem receber também a vacina contra a Covid-19 e que tiverem idade entre 12 e 15 anos, poderão obter esta e as demais vacinas necessárias sob orientação dos profissionais de saúde.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS