23 de abril de 2024 - 23:14

HomeDESTAQUE DA HORAGoverno de SP: máscara pode deixar de ser obrigatória em dezembro

Governo de SP: máscara pode deixar de ser obrigatória em dezembro

Os números da pandemia parecem estar transmitindo segurança ao governo de São Paulo. A gestão de João Dória (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (3) que planeja liberar o não-uso de máscaras em ambientes abertos em todo estado a partir de 1º de dezembro. A medida se baseia na queda dos números de casos e mortes causadas pela Covid.

De acordo com João Gabbardo, coordenador do comitê científico do estado, a decisão será tomada com base na análise de quatro indicadores da pandemia, que inclui número de casos, internações e percentual de vacinação. “Se mantivermos esse ritmo de queda, possivelmente vamos ter a liberação das máscaras em locais abertos e sem aglomeração na primeira semana de dezembro”, disse.

O governador também anunciou que foi enviado ofício à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para liberar de forma urgente a vacinação de crianças a partir de 5 anos.

Mesmo diante do arrefecimento da pandemia, especialistas alertam para a importância de manter o uso da máscara em ambientes públicos.

Isso porque há evidências robustas de que a Covid-19 é transmitida principalmente pelo ar. A infecção se dá pela inalação de pequenas partículas expelidas pela pessoa doente, ainda que assintomática.

Decisões semelhantes já foram anunciadas em outros lugares como na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde a obrigatoriedade de usar a máscara em ambientes abertos foi decretada na semana passada.

Recentemente, o governo de Pernambuco anunciou a liberação de festas de Réveillon no arquipélago de Fernando de Noronha. A partir de 17 de novembro o uso de máscaras não será mais obrigatório em espaços abertos de Noronha.

Na última segunda-feira (1º), foi decretado o fim das restrições impostas pela pandemia no estado. Festas, baladas, shows, eventos com torcida estão autorizados sem qualquer restrição de público.

No mesmo dia, a capital paulista registrou apenas um óbito por Covid. A tendência de baixa nas notificações tem sido comemorada pela secretaria municipal de Saúde.

O distanciamento deixou de ser regra e passou a ser apenas uma recomendação das autoridades estaduais. A apresentação do passaporte da vacina continua obrigatória em eventos com mais de 500 pessoas.

As liberações são vistas como o fim do Plano São Paulo, que foi estabelecido para coordenar a flexibilização das atividades econômicas no estado.

A retomada das atividades é resultado direto da vacinação no estado, que tem 87% da população adulta já com o esquema de vacina contra a Covid completo. Em relação a toda a população, 67,5% receberam as duas doses.

Especialistas, porém, alertam que ainda é cedo para liberar eventos que provoquem grandes aglomerações mesmo em ambientes abertos.

Gazeta SP/Folhapress

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS