19 de abril de 2024 - 16:58

HomeBRASILDeputados paulistas lançam frente em defesa da cannabis medicinal

Deputados paulistas lançam frente em defesa da cannabis medicinal

Um grupo de 21 deputados estaduais vai lançar na próxima quarta-feira (20) a Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Formada por membros de 12 partidos, a frente quer promover a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado referentes à regulamentação da cannabis e do cânhamo.

Para o deputado Sérgio Victor, líder do Novo e coordenador da frente parlamentar, a iniciativa é suprapartidária e tem a pretensão de dar voz a todos os atores comprometidos em avançar no âmbito medicinal.

“Precisamos engajar a sociedade e entidades científicas para ampliar o debate e promover avanços na legislação. É urgente aliviar o sofrimento de pacientes e seus familiares desburocratizando processos e facilitando o acesso à terapia, ainda bastante restrita e cara e com uma demanda crescente. Prioritariamente, precisamos reforçar a defesa consciente do uso medicinal da cannabis e permitir que a população em geral possa fazê-lo por meio do SUS”, ressalta.

De acordo com o parlamentar do Novo, os tratamentos terapêuticos com substâncias derivadas da cannabis e estudos científicos positivos em cerca de 26 patologias –no alívio de dores extremas em casos de epilepsia, fibromialgia, autismo, câncer, Parkinson – foram motivadores para a criação da frente e contribuíram para aprofundar o debate e ações voltadas a sua regulamentação.

Entre as atribuições do grupo estão analisar proposições e programas que disciplinem os assuntos referentes à cannabis medicinal e do cânhamo industrial, apoiar e realizar eventos que incentivem políticas e desenvolvimento de ações com a participação de empresas, universidades, pesquisadores e sociedade civil e fomentar iniciativas inovadores e disruptivas para o mercado.

Compõem a frente parlamentar como membros Caio França (PSB), Prof. Walter Vicioni (MDB) e Paulo Fiorilo (PT) e apoiadores os deputados José Américo (PT), Professor Kenny (PP), Marcio Nakashima (PDT), Marina Helou (Rede), Mauro Bragato (PSDB), Patricia Bezerra (PSDB), Ricardo Madalena (PL), Roberto Morais (Cidadania), Teonilio Barba (PT), Thiago Auricchio (PL), Marcos Zerbini (PSDB), Arthur do Val (Patriota), Professora Bebel (PT), Vinícius Camarinha (PSB), Daniel José (NOVO), Erica Malunguinho (PSOL) e Maurici (PT).O Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis (Ipsec) assume a secretaria-executiva da frente.

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS