27 de novembro de 2021 - 05:02

HomeDESTAQUES DO DIASecretaria de Saúde de Registro realiza Dia V de Multivacinação neste sábado...

Secretaria de Saúde de Registro realiza Dia V de Multivacinação neste sábado (16)

Neste sábado (16), a Secretaria Municipal de Saúde de Registro irá realizar o Dia V de mobilização para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes com 14 anos de idade.

A campanha teve início no dia 1º de outubro e segue até o dia 29 em todas as 20 Unidades de Saúde do Município. O horário de atendimento no mutirão será das 8h às 17h, o mesmo praticado nos Postos de Saúde.

A ação tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas e atualizar a carteira de vacinação. Desta forma, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, Registro possui 11.472 pessoas com 14 anos, 11 meses e 29 dias. A meta vacinal é imunizar 95% do público, com exceção da BCG que preconiza a vacinação de 90% dos bebês.

Para o Coordenador do Programa Municipal de Imunização de Registro, Marlon Gomes, é importante que todos se certifiquem do cumprimento do calendário vacinal. “Na campanha de Multivacinação tem-se a oportunidade de melhorar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes. O paciente é acolhido na Unidade e a equipe fará uma avaliação da caderneta de vacinação para averiguar se está de acordo com o preconizado no calendário, caso não esteja vacinado ou com o esquema incompleto, damos seguimento na atualização das vacinas.”

É importante destacar que a vacina HPV, para gestantes adolescentes, não será administrada, uma vez que não há estudos conclusivos sobre o uso da vacina em mulheres grávidas até o presente momento.

Todas as Unidades seguem os protocolos sanitários e para cada criança ou jovem que irá se vacinar, será limitado o número de acompanhante a uma pessoa. Além disso, não haverá aplicação de vacina contra a Covid-19.

Das vacinas que serão disponibilizadas

Tuberculose (BCG- Bacilo Calmette-Guérin); Hepatite B; Poliomielite 1,2,3; Poliomielite 1 e 3; Rotavírus humano G1P1; DTP+Hib+H B (Penta); Difteria, tétano, Pertussis; Pneumo 10 valente; Meningo C; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba, Rubéola; Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela; Hepatite A; Varicela; Papilomavirus humano 6,11,16,18 (HPV); Meningo ACWY; Difteria e tétano; e dTpa para adolescente gestante.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS