19 de abril de 2024 - 01:08

HomeDESTAQUES DO DIALegado das Águas coordena Programa de Saúde Única no Vale do Ribeira

Legado das Águas coordena Programa de Saúde Única no Vale do Ribeira

Uma iniciativa do Legado das Águas, apoiada por pesquisadores do Instituto Butantan (Universidade Santo Amaro), tornou possível o lançamento do Programa de Saúde Única (PSU), que vai disponibilizar informações geradas pela Reserva de forma a contribuir com ações para promoção da saúde pública nos municípios do Vale do Ribeira, Região onde o grupo está inserido.

Daniela Gerdenits, coordenadora de atuação socioambiental da Reservas Votorantim, empresa gestora do Legado, discorre sobre a importância do lançamento do PSU para a região. “Através do Programa de Saúde Única, vamos compartilhar com Tapiraí, Juquiá e Miracatu, municípios em que estamos inseridos, todo o conhecimento gerado pelas pesquisas desenvolvidas no Legado das Águas e a experiência dos pesquisadores parceiros com o objetivo de promover formações e ações educativas para seus profissionais de saúde, sempre trazendo dados condizentes com a realidade local.”

Entre os meses de março e maio, a equipe organizadora do PSU se reuniu com servidores dos municípios referidos com o objetivo de identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações dedicadas à ampliação de conhecimentos técnicos e práticos sobre o conceito de saúde única. Desta forma, foram cogitadas iniciativas que viessem colaborar com programas específicos e rotinas focadas na prevenção e controle de doenças negligenciadas, resultando, também, na sensibilização dos municípios acerca da importância da conservação do meio ambiente para prevenção de doenças.

A partir desses encontros, foi possível elaborar um diagnóstico e pautar os próximos passos do PSU, que envolvem a divulgação dos resultados das pesquisas relacionadas ao tema da Saúde Única realizadas no Legado das Águas; a promoção de ações formativas e educativas para os servidores municipais envolvidos; e o desenvolvimento de material de apoio informativo para divulgação.

O público-alvo do programa são profissionais das secretarias municipais de saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e controle de zoonoses, além de servidores de outras áreas correlacionadas ao tema.

A primeira ação do programa, o workshop “Café e ciência: O que é Saúde Única e suas inter-relações nas instâncias da prefeitura”, foi realizado no dia 4 de agosto em Tapiraí, município parceiro do programa e responsável pela mobilização do público.

“O segundo ciclo, por sua vez, é dedicado a promover o debate acerca dos resultados obtidos por meio dos projetos de pesquisa realizados no Legado das Águas, englobando palestras, treinamentos e atividades de campo, e está previsto para ocorrer até fim do mês de novembro. Em dezembro, terá início o terceiro e último ciclo do PSU, destinado a compartilhar os resultados e experiências obtidos durante a execução do programa”, conclui Gabriel Gade Martins Mesquita, analista de pesquisa do Legado das Águas e um dos criadores do programa.

 

Diário do Ribeira

 

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS