20 de abril de 2024 - 01:40

HomeDESTAQUE DA HORAComunidade Guarani promove dia de visitação à aldeia Pindo-Ty, em Pariquera-Açu

Comunidade Guarani promove dia de visitação à aldeia Pindo-Ty, em Pariquera-Açu

No próximo dia 24 de outubro, das 9h às 12h, será realizado um programa de visitação na aldeia da comunidade indígena Pindo-Ty, em Pariquera-açu.

Além de proporcionar aos visitantes uma experiência acerca da marcante cultura e tradição do povo Guarani, o objetivo da ação é arrecadar fundos que custearão a vinda de um novo pajé para a aldeia, localizada na linha Jurubatuba, a 6 km do centro da cidade.  https://goo.gl/maps/aMipigwVUetfqk666

A ação faz parte do resultado de aulas do curso de empreendedorismo em pequenos negócios do SENAC de Registro, com a participação da comunidade local e conta com o apoio do IDESC (Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira de Registro).

A programação contará com recepção aos visitantes na entrada da aldeia, passeio em uma trilha guiada por monitores indígenas; bate-papo sobre a história dos guaranis; apresentação do coral de dança e música; experiência com arco e flecha, além de um lanche tradicional guarani com xypa e café.

Para participar, o visitante deverá contribuir com uma quantia de R$ 50,00. Para fazer reserva é necessário fazer um PIX (chave CNPJ) 04546861000120, com envio do comprovante para o 5513997424824, com a data preferida, o nome e a idade de quem irá participar.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, as vagas são limitadas em 25 participantes. Ainda é necessário estar vacinado e lançar mão dos cuidados básicos incluindo uso de máscara e álcool em gel.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Idesc: 99742-4824.

Aldeia Pindo- Ty

O Vale do Ribeira abriga a maior porção da Mata Atlântica remanescente no Brasil, além de importantes faixas de restinga e manguezais. Em meio a essa exuberante beleza natural, povos indígenas preservam sua história e tradições, pois as características ambientais locais possibilitam o exercício pleno do modo de vida Guarani. Em Pariquera Açu, encontra-se a Aldeia Pindo-Ty (pindo = palmeira, ty = lugar), que vive de acordo com sua história, valorizando principalmente o respeito, entendendo que todos querem viver bem, em família com a comunidade. Na aldeia Pindo- Ty se preservam as atividades produtivas tradicionais dos Guarani Mbya, que se complementam com atividades que geram renda, tais como a confecção e a venda de artesanato, turismo e apresentações musicais.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS