24 de abril de 2024 - 19:45

HomeDESTAQUES DO DIAPrograma 'Guardiões da Mata Atlântica' engaja alunos de Juquiá na preservação do...

Programa ‘Guardiões da Mata Atlântica’ engaja alunos de Juquiá na preservação do meio ambiente

O Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país –lançou neste último mês de setembro, em escolas de Juquiá, o Programa Guardiões da Mata Atlântica, que leva educação ambiental a partir de pesquisas e descobertas mais relevantes sobre o bioma feitas pelo grupo nos últimos dez anos.

O objetivo é fortalecer o elo emocional com a natureza, de forma que crianças e adolescente vivenciem o mundo natural de maneira lúdica e artística, formando uma nova geração engajada com a conservação de um dos biomas mais ameaçados do planeta.

A etapa 2021 do Guardiões da Mata Atlântica conta com o apoio do Onçafari – que realiza pesquisa com onças no Legado Águas, com o Instituto Butantan – parceiro da Reserva na pesquisa com répteis e anfíbios, com a Brazucah Produções – parceiro em projetos culturais audiovisuais, e da Secretaria Municipal de Educação de Juquiá.

O programa teve início com uma ação-piloto em agosto com o Onçafari para alunos do 4° e 5° anos, da Escola Municipal EMEF Professora Maria do Carmo Monteiro de Mello, com a aplicação da cartilha “Mata Atlântica e seus habitantes”, apresentando seis felinos que vivem na floresta da região e as suas características e, em seguida, atividades e jogos. Em setembro foram realizadas mais três atividades no mês, incluindo atividades lúdicas sobre aves e oficina de cinema. As ações serão realizadas mensalmente até dezembro. O cronograma inclui diversas atividades lúdicas e interativas, como jogos educativos, oficinas de produção audiovisual, sessão de cinema, cards educativos e um seminário de encerramento.

“É preciso conhecer para conservar. Partindo desse princípio, os guardiões poderão se sentir empoderados para colocar em prática, multiplicar esse conhecimento e, junto conosco, proteger a floresta”, explicou Daniela Gerdenits, coordenadora de Parcerias e Responsabilidade Social do Legado das Águas.

Além de Juquiá, o programa ainda contemplará outras cidades e escolas do Vale do Ribeira.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS