25 de abril de 2024 - 12:13

HomeDESTAQUES DO DIAPrestes a registrar 150 mil mortos por Covid-19, SP tenta acelerar vacinação

Prestes a registrar 150 mil mortos por Covid-19, SP tenta acelerar vacinação

O estado de São Paulo registrou nesta quinta-feira 189 novas mortes pela Covid-19 em 24 horas. Com isso, o território paulista está prestes a completar 150 mil óbitos pela doença. Hoje a soma de mortes está em 149.810 e o número de casos confirmados é de 4.366.132 desde o início da pandemia.

A taxa de ocupação dos leitos dedicados à doença é de 31,6% no Estado e de 39,7% na Grande São Paulo. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde.

A reportagem verificou também que as cidades paulistas com mais casos da doença são, nesta ordem: São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Ribeirão Preto.

Macaque in the trees
dados quinta (30) – arte gazeta

Medidas para acelerar a vacinação

A aproximação do recorde emblemático das 150 mil mortes fez com que o Governo de São Paulo anunciasse algumas medidas a fim de ampliar a vacinação no Estado.

Na quarta-feira (22) foi anunciada a antecipação do intervalo da segunda dose da vacina Pfizer. Desde sexta-feira (24) o intervalo de segurança passou a ser de oito semanas, e não mais de doze semanas. A mudança provocou uma corrida aos postos de vacinação e acabou em grandes filas em algumas unidades da capital paulista.

Na mesma semana, diversos postos da cidade de SP começaram a reportar falta de estoque do imunizante da AstraZeneca. Nesta terça-feira (28), a vacina produzida pela Fiocruz já havia acabado em 86% dos postos.

Em meio ao apagão iminente de vacinas, o Governador João Doria foi pressionado por profissionais da área da saúde a providenciar a dose de reforço aos trabalhadores do setor. Na quarta-feira (29), reconhecendo a urgência da demanda, ele anunciou que a terceira dose estará disponível para os profissionais a partir de 4 de outubro.

Nesta quinta (29), o Governo de São Paulo anunciou uma nova campanha para promover a vacinação no Estado. A iniciativa chamada de “Dia V” a iniciativa vai mobilizar no sábado (2) os postos de vacinação dos 645 municípios do Estado, oferecendo vacinação em horário comercial. O objetivo é ampliar a imunização completa, ajudando a atingir 100% da população.

Atualmente cerca de 2% da população do território paulista ainda não tomou nenhuma dose da vacina, de acordo com dados do Vacinômetro.

 

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS