18 de abril de 2024 - 19:06

HomeDESTAQUES DO DIAANP vai leiloar blocos na Bacia de Santos onde vivem 90 espécies...

ANP vai leiloar blocos na Bacia de Santos onde vivem 90 espécies ameaçadas de extinção

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alertaram a Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a necessidade de aprofundar os estudos de impacto ambiental antes da realização da 17ª Rodada de Licitação de Blocos Marítimos. A Associação dos Acionistas Minoritários da Petrobras também advertiu a estatal que a exploração de petróleo e gás nas 92 áreas ofertadas pela ANP apresenta riscos, o que poderia gerar passivos para a empresa. Porém, apesar da orientação dos técnicos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da apreensão dos acionistas da Petrobras, a ANP resolveu prosseguir com o leilão e credenciou nove petrolíferas para o certame, agendado para a próxima quinta-feira.

Diante da ausência dos estudos sugeridos pelo Ibama e pelo ICMBio e preocupadas com os riscos para o meio ambiente marinho, a Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), o Instituto Internacional Arayara e a Associação Nacional de Advogados Animalistas protocolaram na Justiça Federal no Distrito Federal no último dia 24 uma ação civil pública com pedido de liminar em regime de urgência para suspender o leilão.

As três organizações alegam que nas áreas a serem entregues às multinacionais do petróleo há 90 espécies animais ameaçadas de extinção. Entre essas espécies está o maior animal do Planeta, a baleia-azul, que pode atingir até 33,6 metros de comprimento e pesar mais de 140 toneladas. Ela é a baleia menos conhecida pela Ciência.

A relação de animais ameaçados que habitam o entorno das futuras plataformas inclui outras três espécies de baleia, cinco de tartaruga, cinco de cação, dez de raia e 17 de tubarão.

A lista elaborada pelos técnicos do MMA cita também peixes importantes para o ecossistema e para a pesca cujas populações estão seriamente ameaçadas, como atum rabilho, marlins azul e branco, mero, garoupa, badejo, caranha e pargo, além de três espécies de cherne.

A relação de animais em risco de extinção inclui cinco espécies de albatroz, além de estrelas do mar variadas e ouriços.

Entre os blocos colocados em leilão, estão áreas localizadas em paraísos como Fernando de Noronha e o Atol das Rocas, classificadas como unidades federais de conservação.

Há também 13 blocos na Bacia de Santos, que vai do Litoral do Rio de Janeiro até Santa Catarina. O restante das áreas a serem entregues às petrolíferas fica nas bacias de Campos (15 blocos), Pelotas (50 blocos) e Potiguar (14 blocos). Entre as nove empresas credenciadas pela ANP quatro têm histórico de gravíssimas violações de direitos humanos e ambientais em países onde atuaram anteriormente.
No entanto, o Tribunal de Contas da União aprovou a 17ª Rodada de Licitações para concessão de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Filosofia do campo:
“No começo, pensei que lutava para salvar seringueiras, depois pensei que lutava para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que luto pela humanidade”, Chico Mendes (1944/1988), ambientalista acreano.

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS