20 de abril de 2024 - 08:37

HomeDESTAQUE DA HORAEm Iguape: Polícia Ambiental impede pesca irregular de manjuba e apreende 3...

Em Iguape: Polícia Ambiental impede pesca irregular de manjuba e apreende 3 mil metros de rede; assista

Com o objetivo de coibir a atividade de pesca irregular de manjuba no Canal do Valo Grande, em Iguape, nesta segunda-feira (27) uma equipe da Polícia Militar Ambiental se deslocou até o local e, por meio de uma incursão náutica foi possível visualizar várias embarcações de propulsão a motor (voadeiras) onde seus ocupantes exerciam atividade de pesca ilegal.

Ao perceberem a aproximação das embarcações policiais e da viatura de apoio terrestre, os indivíduos empreenderam fuga, transpondo a Barragem sentido Rio Ribeira de Iguape, abandonando suas redes no leito navegável, fato que dificultou a passagem para uma possível aproximação e identificação dos infratores.

Diante da irregularidade, as equipes realizaram buscas por cerca de 4 horas para o recolhimento e apreensão de todos os petrechos de pesca. Foram encontradas 50 redes de emalhar tipo “corrico” medindo 60 metros cada, que totalizaram 3.000 metros de cumprimento, todos com panagem de grilon, malhas de 24 milímetros, com 2 metros de altura, tralha de flutuação com bóias brancas e tralhas de imersão composta por chumbos. Assista:

 

 

 

Devido a ação rápida das equipes e a atividade de pesca ainda estar se iniciando, não haviam pescados emalhados  nas redes apreendidas.

A infração constitui infração ambiental prevista no Art. 34 da Lei 9.605/98 e será levada à autoridade de Polícia Judiciária mediante ofício para eventuais providências na esfera penal.

Quanto ao local, este é considerado proibido para a prática da atividade referida, conforme Instrução Normativa 033/04.

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS