23 de outubro de 2021 - 11:52

HomeESTADOSP: Governo retorna atendimento para pacientes oncológicos, o 'Corujão da Saúde'

SP: Governo retorna atendimento para pacientes oncológicos, o ‘Corujão da Saúde’

O governo do estado de São Paulo anunciou na quarta-feira (29) o retorno do programa Corujão da Saúde, o programa é destinado a pacientes oncológicos. Milhares de pacientes estão com os exames atrasados por conta da pandemia de coronavírus.

O retorno do programa visa atender a demanda atrasada de mais de 335 mil exames, de mais de onze tipos de especialidades que foram cadastrados pelos municípios do estado na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). O ”Corujão da Saúde” também oferecerá 19,1 mil sessões de radioterapia, que poderá atender 1 mil pacientes.

Os atendimentos começarão na próxima sexta-feira (1°) nas AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e hospitais da Secretaria de Saúde do Estado.

De acordo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 50 serviços particulares foram habilitados, dentre eles os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

Até a sexta-feira (1°) as unidades privadas poderão se inscrever no programa.

Os exames realizados no programa incluem endoscopias, colonoscopias, retossigmoidoscopias, tomografias computadorizas, ultrassonografias, biópsias e ressonâncias magnéticas. Por meio dos exames poderão ser diagnosticados câncer do aparelho digestivo, próstata, tireoide, cérebro, pulmão e pele.

Os exames incluem endoscopias (cerca de 18,4 mil procedimentos), colonoscopias (11,1 mil), retossigmoidoscopias (1,5 mil), tomografias computadorizadas (180,5 mil), ultrassonografias (28,5 mil), biópsias (6,5 mil) e ressonâncias magnéticas (88,8 mil).

Por meio deles, poderão ser diagnosticados câncer do aparelho digestivo, tireoide, próstata, cérebro, pulmão e de pele.

O governo de São Paulo lançou a primeira fase do Corujão da Saúde em 2019, naquele ano, segundo balanço da gestão estadual foram realizados 143 mil exames, sendo eles endoscopia, mamografia e ultrassonografia.

 

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS