28 de março de 2024 - 08:12

HomeDESTAQUES DO DIAImplantação de serviços de radioterapia pelo SUS no HRLB/CONSAÚDE está em fase...

Implantação de serviços de radioterapia pelo SUS no HRLB/CONSAÚDE está em fase final

Nesta terça-feira (28), o Consaúde (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul) realizou a reunião do Conselho de Administração e Assembleia de Prefeitos em seu auditório, em Pariquera-Açu.

Dentre os assuntos abordados, receberam destaque a retomada das obras de modernização e ampliação do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE) e a assinatura do Termo de Compromisso entre o Consórcio e Ministério da Saúde para a implantação do Serviço de Radioterapia no Hospital.

Radioterapia – O Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, que contempla o HRLB/CONSAÚDE, segue em fase final. O projeto apresentado junto ao Ministério da Saúde já foi aprovado, incluindo a assinatura do Termo de Compromisso entre o Consaúde e Ministério da Saúde. 

O Consaúde seguiu todas as etapas, dentro da programação do Ministério, para aprovação do projeto, desde reunião de toda a documentação necessária, a aprovação pela Cetesb sobre a área onde o prédio deverá ser construído até a finalização do projeto de arquitetura e engenharia e para a aquisição dos aceleradores lineares, realizado pela empresa Variant.

Com a aprovação do projeto, a expectativa é que a obra possa começar em breve. O terreno fica anexo ao novo prédio do HRLB, facilitando o acesso dos pacientes, inclusive ao setor de Oncologia do Hospital. 

O projeto das edificações tem aproximadamente 1.000 m², prevendo todas as áreas técnicas, administrativas e de suporte para funcionamento do serviço de radioterapia no Vale do Ribeira. O Consaúde irá garantir a operacionalização e manutenção dos serviços de radioterapia necessários ao atendimento da população.

Obras novo prédio – Em julho deste ano, foram retomadas as obras de modernização e ampliação do HRLB/CONSAÚDE, previsto no Programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo.

Com investimento total de R$ 28 milhões, o novo prédio contará com 98 leitos novos, incluindo 18 de UTI, pronto-socorro, área materno-infantil e setor de oncologia.

A intervenção prevê a reforma de cinco andares e a adequação de cobertura de interligação do hospital com a cozinha existente, além da construção de um abrigo de resíduos hospitalares e um posto de transformação.

A estrutura já possui 8,5 mil m² de área construída e ganhará outros 213 m² com a edificação complementar.

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS