25 de abril de 2024 - 19:44

HomeDESTAQUES DO DIASebrae-SP destaca cultura regional do Vale do Ribeira em exposição no Senado...

Sebrae-SP destaca cultura regional do Vale do Ribeira em exposição no Senado Federal

Como forma de ressaltar a importância da economia criativa na geração de emprego e renda, nesta terça-feira (28), quarta (29) e quinta (30), o Sebrae-SP participa do evento do ciclo “A internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como indutores do desenvolvimento regional” no Senado Federal.

Para contextualizar a atuação do Sebrae-SP como indutor e fomentador destes segmentos no processo de desenvolvimento econômico, a entidade vai destacar trabalhos de micro e pequenas empresas do Vale do Ribeira que fazem parte do programa Dá Gosto Ser do Ribeira.

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit e o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, estarão presentes no evento, além da gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos.

Nestes 03 dias ganhará destaque a região Sudeste do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais), em comemoração à escolha pela ONU de 2021 como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável.

A mostra vai apresentar a transversalidade e capacidade dos pequenos negócios do segmento na preservação da identidade cultural, geração de trabalho e renda e a consolidação de alguns destinos turísticos.

O Sebrae-SP fomenta a importância da valorização da mão de obra e, com esta iniciativa, estimula a difusão da cultura local e geração de novos negócios baseados na criatividade de artesãos e artesãs.

Vale do Ribeira como destaque

Durante o evento serão expostos alguns trabalhos de economia criativa que fizeram parte do projeto Dá Gosto Ser do Ribeira, que completou um ano de atuação no último mês de agosto. Terão destaque empreendedores e empreendedoras de artesanato, gastronomia e turismo. Uma curadoria especial foi realizada para que toda a cultura do Vale do Ribeira seja contemplada, o que envolve cerâmicas utilitárias e decorativas, cestarias e trançados de cipós e fibras, com entalhe e escavação em madeira – em especial na caxeta.

“Queremos levar a cultura do Vale do Ribeira para todo o Brasil, mostrando também a força produtiva e econômica da região. Serão 60 trabalhos de micro e pequenas empresas que participam das capacitações técnicas e de gestão do Sebrae-SP e que contam a história e tradição caiçara, quilombola e indígena, riquezas histórico-culturais da nossa região”, comenta a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Santos.

Além da exposição dos trabalhos, o evento encerra no dia 30 com uma mostra gastronômica para convidados onde serão servidos pratos com ingredientes típicos do Vale do Ribeira, como o pudim de banana com calda de cataia e o escondidinho de camarão com mandioca, conhecido como “camarão das dunas”. Chá preto artesanal, palmito e manjuba ovada também estrão no cardápio.

 

Sobre o projeto Dá Gosto Ser do Ribeira

O Dá Gosto Ser do Ribeira é um projeto idealizado pelo Sebrae-SP e realizado pela Garimpo de Soluções. Ele integra as atividades da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, em colaboração direta com os Escritórios Regionais do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista, que englobam os municípios da região e conta com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), em conformidade com a diretriz do Sebrae Nacional que propõe ações conjuntas de relacionamento com consórcios municipais.

O projeto estabelece ainda diálogo com o programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo, no intuito de somar esforços para a geração de impactos positivos, fomento ao empreendedorismo, desenvolvimento econômico regional e geração de emprego e renda através da inclusão produtiva.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS