29 de março de 2024 - 01:39

HomeBRASILGolpes online são cada vez mais comuns. Saiba como identificá-los!

Golpes online são cada vez mais comuns. Saiba como identificá-los!

Com a popularização de investimentos em ativos digitais, e ainda se aproveitando do desconhecimento por grande parte da população, criminosos estão cada vez mais aplicando golpes online.

O Diretor da Easy Crypto Brasil, André Sprone, alerta que pagamentos realizados com criptomoedas, por exemplo, são muito convenientes para golpistas. “As criptomoedas oferecem uma segurança e privacidade ímpar, e criminosos se aproveitam disso para aplicar golpes. As transações são irreversíveis e, em alguns casos, muito difíceis ou até praticamente impossíveis de se rastrear”, diz ele.

Separamos alguns dos principais tipos de golpes acontecendo atualmente e algumas dicas de como evitá-los:

Golpe do Romance

Os golpistas românticos usam uma conta de perfil falsa em aplicativos de namoro ou sites de mídia social. E sim, aquela foto bonita que você vê online; provavelmente não são eles.

Com esse perfil falso, esses golpistas encontram rapidamente um alvo e começam a se conectar com ele por meio de mensagens diretas. E estas são algumas de suas características típicas:

·    Eles cobrem você de elogios e dizem o quanto gostam de você.

·    Eles começam a compartilhar suas dificuldades e problemas com você e como gostariam que estivessem com você.

·    Eles pedem dinheiro para cobrir algum tipo de despesa imediata ou de emergência.

·    Em todo o relacionamento online, o golpista vai inventar desculpas sobre porque uma reunião cara a cara não pode acontecer. Dizer que o golpista é militar e está em um país diferente é uma desculpa comum.

·    A pessoa fornece detalhes inconsistentes sobre a vida dela.

Os golpistas são muito pacientes e persistentes. Aprendemos que não é incomum que as vítimas enviem dinheiro a golpistas românticos várias vezes ao longo de um período de tempo. Esse é um tipo de golpe psicológico que pode ser muito devastador para as vítimas vulneráveis.

Golpes de Investimentos e Oportunidades de Negócios

Existem empresas ou organizações que prometem que você ganhará muito dinheiro em um curto espaço de tempo se você seguir um guia específico delas. Embora a ideia de liberdade financeira seja atraente, desconfie. Esses esquemas costumam ser apoiados por um grupo ou indivíduos que afirmam ser gurus financeiros, treinadores ou mentores.

Para esses golpistas, fique atento a alegações como as listadas abaixo para ajudá-lo a identificar as empresas e pessoas a serem evitadas:

·    Os golpistas garantem que você ganhará dinheiro. Se eles prometerem que você terá lucro, isso é uma farsa. Mesmo que haja o endosso de uma celebridade ou depoimentos.

·    Os golpistas prometem grandes pagamentos com retornos garantidos. Ninguém pode garantir um retorno definido, digamos, o dobro do seu dinheiro. Muito menos em pouco tempo.

·    Os golpistas prometem dinheiro grátis. Eles vão prometer em moeda tradicional ou criptomoeda, mas as promessas de dinheiro grátis são sempre falsas.

·    Os golpistas fazem grandes afirmações sem detalhes ou explicações. Pessoas atentas devem querer entender exatamente como seu investimento funciona e para onde seu dinheiro está indo. E bons consultores de investimento devem compartilhar essas informações.

“Quando algo parece bom demais para ser verdade, desconfie muito. Provavelmente é um golpe. Ninguém consegue te garantir altos retornos em investimentos legítimos”, diz Sprone.

Marketing Multinível (MLM)

Você pode se deparar com esses golpistas entrando em contato com você por meio de canais de mídia social, ou pode até ser alguém que você realmente conhece!

Esses golpistas geralmente apresentam as seguintes características:

·    Dizem para você pagar em criptomoeda pelo direito de recrutar outras pessoas para um programa. Se você fizer isso, eles dizem, você receberá recompensas de recrutamento pagas em criptomoedas. Quanto mais você paga, mais dinheiro eles prometem que você ganhará. Mas todas essas são promessas e garantias falsas.

·    Eles dizem que podem ajudá-lo a aumentar seu dinheiro se você lhes der a criptomoeda que comprou. Às vezes, eles pedem que você deposite diretamente em sua “conta de depósito”. Mas assim que você entrar na “conta de investimento” que eles abriram, você descobrirá que não pode sacar seu dinheiro a menos que pague taxas ou que ele esteja sendo “trancado”.

André complementa: “Antes de investir em qualquer coisa, pesquise bastante. Procure online o nome da empresa e o nome da criptomoeda em questão, junto com palavras como ‘golpe’ ou ‘reclamação’. Veja o que os outros estão dizendo”.

Golpes de emprego

Esses golpistas anunciam descrições de empregos (que não existem) on-line, onde prometem um emprego (por uma taxa). Claro, a taxa é normalmente paga em criptomoeda e há 100% de chance de que eles saiam com suas criptos e suas informações pessoais.

Devo admitir que fiquei definitivamente chocado quando soube desse golpe pela primeira vez. Certifique-se de observar os sinais de alerta:

·    Você recebeu uma oferta de emprego sem precisar fazer uma entrevista, ou a entrevista consiste apenas em alguns e-mails. Uma oferta de emprego legítima geralmente exige uma entrevista e uma verificação de referências.

·    A remuneração oferecida é superior ao usual para o tipo de trabalho oferecido.

·    A “empresa” usa um endereço de e-mail suspeito para conduzir os negócios. Endereços como trabalhosmicrosoft@gmail.com ou RecrutamentoApple@icloud.com são falsos.

·    Você é solicitado a enviar uma taxa em criptomoeda.

·    O trabalho anunciado envolve a pessoa recebendo e / ou enviando dinheiro para outros lugares. No caso das criptos, “movimentar criptomoedas em nome dos clientes”.

O que fazer se achar que está sendo enganado?Apesar das medidas que você tomou, pode chegar um momento em que você está comprometido.
Se você se encontrar nesta situação – ou se alguma vez tiver dúvidas, siga os procedimentos abaixo:

·    Relate o incidente às autoridades bancárias.

·    Acione o PROCON (Telefone 151).

·    Você também pode fazer um boletim de ocorrência na Polícia e alertar outros consumidores no Reclame Aqui.

Cair em um golpe é muito impactante. Mas por mais que a vítima se sinta envergonhada, é importante que ela saiba que não está sozinha. Ao ser vítima de um golpe, é importante reportar às autoridades e ajudar a evitar que mais pessoas passem por isso.

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS