20 de abril de 2024 - 00:53

HomeDESTAQUES DO DIAProjeto independente possibilita instalação de bibliotecas de rua gratuitas em Cajati

Projeto independente possibilita instalação de bibliotecas de rua gratuitas em Cajati

De autoria da empreendedora digital Telma dos Santos Lima, com auxílio da coordenadora de projetos do ‘Viver bem’ Bárbara do Prado Ramos, o Projeto Livros no Caminho, inserido em Cajati há 4 meses, já começa a trazer uma boa resposta do público.

Como forma de democratizar a leitura, foram instaladas nesta primeira etapa, bibliotecas gratuitas em forma de casinhas em espaços públicos do município, sendo a primeira no bairro Parafuso e a segunda no centro do município.

Os livros podem ser inseridos, trocados e emprestados e, após a leitura, devolvidos.

O projeto foi viabilizado a partir dos recursos próprios das empreendedoras e tem como objetivo elevar a autoestima da população, fomentar o desenvolvimento e os laços entre a comunidade, com inclusão social e incentivo à leitura e acesso à informação, fortalecendo a cultura com um custo benefício em relação a uma biblioteca padrão, além de estimular o senso de responsabilidade dos moradores do bairro em relação a estruturas públicas, o compartilhamento e a gestão do conhecimento.

“A gente não fica relendo os livros, então falei com a vizinha Bárbara e resolvemos colocar a ideia em prática em Cajati. Bárbara e sua família tiveram uma participação muito importante tanto na execução do projeto, como no estabelecimento de contatos para conseguirmos inserir uma casinha de livros em cada bairro. E ainda tivemos o apoio da cultura do município”, explicou Telma.

“Os moradores do bairro têm muito cuidado com a biblioteca, sempre elogiam a iniciativa e auxiliam na organização e doação de novos livros”, comentou Bárbara.

Telma ainda conta que a ideia surgiu durante uma viagem que fez para a Alemanha, onde ela teve a primeira experiência com uma Biblioteca de Rua.

De acordo com as empreendedoras, o foco atual é expandir o projeto, instalando uma biblioteca em cada bairro do município, além de um casinha de madeira com um guardião, que será o responsável pelo monitoramento de entrada e saída dos livros e as condições gerais da biblioteca de rua.

“A ideia é facilitar o acesso aos livros e à leitura da população em geral. Acreditamos que o conhecimento liberta e abre novas possibilidades. Vamos colocar uma Biblioteca de Rua em cada bairro de Cajati e em outras cidades. É sonhar e realizar”, finalizou Telma.

Conheça mais sobre o projeto Livros no Caminho através do Instagram @livrosnocaminho.cajati

 

 

Diário do Ribeira

 

 

 

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS