24 de abril de 2024 - 04:13

HomeBRASILBolsonaro é o único presidente no G20 a declarar que não se...

Bolsonaro é o único presidente no G20 a declarar que não se vacinou

Dentre os 19 líderes das nações do G20 – grupo composto pelas principais economias e a União Européia – que estão reunidos em Nova York nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro é o único que declarou que não tomou e que não iria tomar a vacina contra a Covid-19 para participar do evento anual da Organização das Nações Unidas.

Outros três líderes que representam seus países na 76ª Assembleia-Geral deste ano também não tiveram status vacinal divulgado: o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin e dois ministros das Relações Exteriores (da China e da Arábia Saudita). As informações são da Folha.

Ainda assim, em dois destes países há confirmação de que os seus líderes foram imunizados. O rei da Arábia Saudita, Salman Bin Abdulaziz Al-Saud, e o presidente da Rússia, Vladmir Putin, tomaram suas vacinas. Já Xi Jinping, presidente da China, segue com sua situação vacinal em mistério: o país não divulgou se o presidente se vacinou ou não. Contudo ele não irá participar do encontro de forma presencial.

Antes do evento houve uma grande discussão sobre a obrigatoriedade de os líderes apresentarem seus atestados de vacinação para entrar em Nova York e participar do evento — a cidade exige comprovação de imunização para circular em espaços públicos fechados. No entanto, a ONU acabou decidindo que haveria uma exceção diplomática e que a entidade não iria exigir os atestados.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS