23 de outubro de 2021 - 11:46

HomeDESTAQUE DA HORAMutirão retira quase 1 tonelada de lixo da praia do Pereirinha

Mutirão retira quase 1 tonelada de lixo da praia do Pereirinha

Nessa quinta-feira (16), a comunidade caiçara do Pereirinha/Itacuruçá, localizada na Ilha do Cardoso, realizou um mutirão de limpeza que resultou no recolhimento de quase 1 tonelada de lixo da praia.

A ação foi organizada pelo monitor e morador local Sérgio Carlos Neves, que atua dentro do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do iPeC (Instituto de Pesquisas de Cananéia). Ele contou com o auxílio de moradores da comunidade, uma equipe de monitores ambientais e guardas-parque do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC), vigilantes e colaboradores da Cooperativa de Lixo Reciclável de Cananéia (CooperCanis).

Todo o montante de lixo foi transportado em um barco até a sede da Coopercanis, em Cananéia, para separação e pesagem. No total foram 420kg de vidros (em sua maioria, garrafas long necks), 250kg de metais (incluindo guarda-sóis, tendas e cadeiras de praias quebradas) e 270kg de materiais recicláveis diversos, além de 7kg de rejeitos (materiais que não podem ser recicláveis).

A Ilha do Cardoso é uma área de proteção ambiental (Parque Estadual) e que demanda constantes mobilizações por parte de pessoas e instituições para que o lixo seja retirado do local. Desta forma, é preciso que todos tenham consciência, destinando corretamente o seu lixo durante sua estadia em qualquer uma das comunidades da Ilha, que é uma área de extrema beleza e diversidade de ecossistemas.

 

Diário do Ribeira
.

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS