29 de março de 2024 - 04:13

HomeDESTAQUES DO DIAIniciativa do Sebrae-SP 'Dá Gosto Ser do Ribeira' completa 1 ano no...

Iniciativa do Sebrae-SP ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’ completa 1 ano no Vale do Ribeira

O plano estratégico de economia criativa ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’ completa seu primeiro ano de atuação no Vale do Ribeira, com desenvolvimento de negócios locais a partir da valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades da região.

O projeto surgiu da iniciativa do Sebrae-SP, com realização da Garimpo de Soluções.

Ao todo são 25 ações focadas em três eixos principais: ecoturismo, alimentação/gastronomia e artesanato, com especial atenção aos saberes, à história, às culturas tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, à imigração japonesa e ao contexto do empreendedorismo inovador alinhado às práticas e potencialidades existentes.

Neste primeiro ano de atuação, o Dá Gosto Ser do Ribeira já realizou diversas ações nas áreas de Gastronomia, com realização de festivais gastronômicos em Ilha Comprida e Registro e planejamento de festivais em Juquiá e Jacupiranga; Turismo, com ações voltadas para o desenvolvimento do turismo regional e apoio na estruturação de roteiros e pacotes turísticos, com o programa Selo de Qualidade Para o Turismo; Artesanato, com fortalecimento da identidade do artesanato local, com os grupos atendidos pelos programas setoriais do Sebrae-SP no Vale do Ribeira; 1º Concurso Embaixador do Vale do Ribeira, com eleição de Betinho Alencar, de Apiaí, como Embaixador do Vale do Ribeira; Criação das Prateleiras Dá Gosto Ser Do Ribeira: Ribeira Hub, Empório Natural, Vale Verde, Freschi Palmitos, Toya Hotel, Hotel Estoril, Cumbuca de Ouro e TodoVale (online); 1º Simpósio Dá Gosto Ser Do Ribeira, realizado no Toya Hotel, na cidade de Ilha Comprida.

Para a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos, foi um ano de muito aprendizado. Isso se deu pelo fato de usar a marca território “Dá Gosto Ser do Ribeira” como agente de sensibilização de empreendedores e empreendedoras a uma nova identidade de uma região que, por muitos anos, ficou isolada e ainda recupera o seu desenvolvimento.

“Tem muita ‘Gente Valente’ profissionalizando seus talentos para empreender com mais categoria e confirmar como ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’ na própria região, no Brasil e no mundo consumindo produtos, serviços e tecnologia com sustentabilidade e diversidade”, comenta. “Muitas empresas já aderiram ao projeto e adotaram as ações apenas no primeiro ano! Esse projeto atua na autoestima dos moradores valentes reconhecendo o quanto são especiais em seu jeito de ser. No Sebrae-SP, sempre tem espaço para quem quer fazer a diferença”, completa Michelle.

Sobre o projeto

O “Dá Gosto Ser do Ribeira”, realizado pela Garimpo de Soluções, integra as atividades da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, em colaboração direta com os Escritórios Regionais do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista, que englobam os municípios da região. Conta com o apoio do Codivar – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul, em conformidade com diretriz do Sebrae Nacional que propõe ações conjuntas de relacionamento com consórcios municipais. O projeto estabelece ainda diálogo com o programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo, no intuito de somar esforços para a geração de impactos positivos e fomento ao empreendedorismo.

Site: https://sebrae.contatosebraesp.com.br/economiacriativa
Instagram: https://www.instagram.com/dagostoserdoribeira/
Facebook: https://www.facebook.com/dagostoserdoribeira
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCstVoiWS4_po7dUQOvLhfAQ

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS