25 de setembro de 2021 - 21:28

HomeDESTAQUES DO DIALegado das Águas promove expedição mirim com atividades em meio à natureza

Legado das Águas promove expedição mirim com atividades em meio à natureza

O Legado das Águas, maior reserva privada da Mata Atlântica do País, localizada no Vale do Ribeira, promove, de setembro a novembro, três edições especiais do projeto Expedição Mirim. Desenvolvida para estimular nas crianças a reflexão sobre a importância da proteção do meio ambiente, a iniciativa une o contato com a natureza e atividades lúdicas à celebração de datas comemorativas ambientais.

Destinadas às crianças de 02 a 11 anos, as Expedições englobam trilhas, banhos de cachoeira, passeios de barco e jogos, entre outras atividades. Cada edição trabalha os temas seguindo o calendário ambiental e com uma programação especial.

A próxima Expedição Mirim será realizada no dia 18 de setembro e estará voltada para o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 do mesmo mês. Em 9 de outubro, haverá uma edição para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro; e, em 27 de novembro, a Expedição abordará a conservação da Onça-Pintada, em comemoração ao Dia Nacional da espécie celebrado no dia 29 desse mês.

Para Daniela Gerdenits, coordenadora de parcerias e responsabilidade social da Reservas Votorantim, a melhor maneira de aprender é brincando. “O projeto Expedição Mirim tem o objetivo de ensinar às crianças a importância da conservação da floresta e, nesses momentos descontraídos, em que elas estão conectadas com sua família e com a natureza, estimular o aprendizado, que acaba se tornando mais prazeroso”, afirma.

A iniciativa também é uma forma de diversificar o portfólio de serviços do Legado, além de estimular a economia local. “Fomentar o turismo na região é essencial para a retomada econômica. Com esse projeto, nossa gama de serviços se amplia e atraímos ainda mais turistas. O Legado das Águas é uma ótima opção de viagem em um momento de aquecimento do mercado de turismo, já que está a pouco menos de duas horas da capital, e é possível chegar de carro”, conta Aline Taminato, analista de negócios da Reservas Votorantim. O Legado conta com rigorosos protocolos de prevenção e segurança contra a Covid-19.

Os ingressos para as Expedições Miriam variam entre R$55,50 (meia-entrada) e R$ 111,00 (inteira) e podem ser adquiridos pelo site do Legado. As atividades têm duração prevista de 7h, e são permitidos grupos de até 15 pessoas.

Programação:

18 de setembro – Edição Especial do Dia da Árvore (21 de setembro)

Um dia repleto de atividades lúdicas para aguçar a curiosidade das crianças, compreender, na prática, as fases do desenvolvimento das plantas, explicando a importância das árvores para a conservação das espécies e da natureza.

9h – Apresentação do Legado e briefing da atividade

9h30 – Jardim sensorial

10h – Expedição Mirim na Trilha da Figueira

12h – Pausa para o almoço (não incluso)

13h – Plantando o amanhã

14h30 – Saída para a cachoeira do Tamanduazinho

15h20 – Banho de Cachoeira

16h30 – Encerramento

9 de outubro – Edição Especial do Dia das Crianças (12 de outubro)

Atividades que ensinarão, na prática, as fases do desenvolvimento das plantas e incentivarão a curiosidade dos pequenos durante trilhas suspensas e atividades aquáticas. Além disso, todas as crianças receberão um brinde especial do Legado.

9h – Apresentação do Legado e briefing da atividade

9h30 – Plantando o amanhã

10h – Expedição Mirim na Trilha do Cambuci

12h – Pausa para o almoço (não incluso)

13h – Passeio de barco no Rio Juquiá

14h30 – Saída para a cachoeira do Tamanduazinho

15h20 – Banho de Cachoeira

16h30 – Encerramento

27 de novembro – Edição especial do Dia Nacional da Onça-Pintada

Um dia repleto de atividades para ensinar sobre a fauna da Mata Atlântica, com destaque para a Onça-Pintada. Junto com o Onçafari, parceiro do Legado que realiza o monitoramento de grandes mamíferos na reserva, os pequenos terão a experiência de observar pegadas, instalar câmeras traps na floresta e assistir registros de animais no Legado. E para fechar o dia, um agradável banho de cachoeira.

09h – Apresentação do Legado e briefing da atividade

9h30 – Biologando com o Onçafari

10h – Pesquisador Mirim na Trilha do Cambuci

12h – Pausa para o almoço (não incluso)

13h – Cine Onçafari com exibição de vídeos com câmeras de monitoramento de fauna

13h30 – Jogo da memória e quebra cabeça da fauna e flora

14h30 – Saída para a cachoeira do Tamanduazinho

15h20 – Banho de Cachoeira

16h30 – Encerramento

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS