29 de março de 2024 - 22:18

HomeDESTAQUES DO DIAMarinha do Brasil abre inscrições em Cananéia para capacitação em 'Segurança de...

Marinha do Brasil abre inscrições em Cananéia para capacitação em ‘Segurança de Embarcações de Passageiros’

A Marinha do Brasil abriu inscrições, em Cananéia, para o curso Especial em Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) que tem como propósito qualificar aquaviários do 1º, 2º e 3º Grupos, conforme especificação a seguir, com nível de habilitação 2, 3 ou 4, para atuar como patrão ou tripulante de embarcações nas capacidades previstas nos cursos de formação realizados por esses aquaviários.

1º Grupo (Marítimos): Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC); Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM); Moço de Convés (MOC) e Moço de Máquinas (MOM);
2º Grupo (Fluviários): Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés (MAF); Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (MMA); Marinheiro Fluvial de Convés (MFC), Marinheiro Fluvial de Máquinas (MFM) e Contramestre Fluvial (CMF);
3º Grupo (Pescadores): Pescador Profissional (POP) nível 2; Pescador Profissional Especializado (PEP) e Motorista de Pesca (MOP) nível 2.

Podem se inscrever, até o dia 22 de setembro, aquaviários das categorias citadas com pelo menos 1 ano de embarque.

Os interessados podem comparecer ao Departamento Municipal de Turismo e Lazer de Cananéia, situado a Avenida Pinta, 759 – sala 5 – Retiro das Caravelas entre às 09 e 11h da manhã, para as orientações necessárias e cumprimento das etapas de inscrição dentro do prazo estabelecido.

É necessário ter acesso a dispositivos a fim de poder assistir as aulas ao vivo on-line.

Documentos necessários

  • Caderneta de Inscrição e Registro (CIR);
  • Documento de Identidade dentro da validade;
  • CPF (somente se não constar no documento de identificação apresentado);
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • Guia de Recolhimento da União (GRU) – (emitido através do site www.dpc.mar.mil.br) no valor de R$ 8,00 (oito reais);
  • Ficha de inscrição preenchida.

Dinâmica do curso

Com carga horária de 40 horas, o curso acontecerá no período de 3 dias de forma on-line e ao vivo, com abertura à perguntas e interação com o professor (aulas teóricas) e ainda contará com um dia na forma presencial para aplicação dos exercícios práticos na embarcação.

A realização acontecerá em horário comercial podendo ser entre segunda a sexta das 08:00 ao 12:00 e das 13:00 as 17:30 horas em datas já previstas.

A seleção dos candidatos será realizada pela Marinha. A lista dos selecionados será divulgada no dia 30/09 na página da Capitania dos portos www.cpsp.mar.mil.br e nos canais oficiais da Prefeitura e Departamento de Turismo e Lazer.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Departamento de Turismo e Lazer de Cananéia pelo (13) 3851-1931 ou diretamente com o Departamento de Ensino Profissional Marítimo pelos telefones: 13 3224-9900; 13 3224-9901 (Ramal 208).

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS