16 de abril de 2024 - 19:15

HomeDESTAQUES DO DIAInvestigado, presidente da Câmara de SP nega prática de ‘rachadinha’

Investigado, presidente da Câmara de SP nega prática de ‘rachadinha’

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (DEM), está sendo investigado pelo Ministério Público (MP), por suspeita de pegar parte dos salários de seus então assessores, em prática conhecida como “rachadinha”, e por vantagens ilícitas em contratos mantidos pelo município no setor de transporte público. O caso foi revelado pelo “Estadão”. De acordo com o MP, há a suspeita de que pelo menos 16 assessores na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) teriam repassado parte do salário a Milton Leite. Procurado pela coluna, o vereador se disse indignado com o fato de que “uma denúncia anônima, sem qualquer prova, se transforme em um inquérito”. Segundo ele, nenhuma testemunha foi ouvida ainda e não há qualquer depoimento. “Isso tudo, a meu ver, deixa muito claro que se trata de uma denúncia de cunho político”, afirmou. Milton se disse à disposição dos promotores e da Justiça.

 

Boulevard Brás

A Prefeitura de São Paulo assinou nesta semana um termo de cooperação com a Federação de Varejistas e Atacadistas do Brás (Fevabras) para transformar a rua Tiers, na região central da cidade, em um boulevard, com calçadão, paisagismo e aterramento da fiação pública. O investimento no Boulevard Brás, de cerca de R$ 15 milhões, será arcado exclusivamente pela Fevabras, e a execução da obra deve durar 14 meses. “Projeto extremamente importante para a revitalização do centro. Temos que organizar o comércio popular na região central”, disse o vereador Adilson Amadeu (DEM), que participou do evento de assinatura do acordo.

Macaque in the trees
Reprodução gráfica de como ficaria o boulevard na rua Tiers, no Brás – Divulgação/PMSP

 

Arquivamento

A Justiça Eleitoral de São Paulo determinou o arquivamento da ação que investigava suposto crime de caixa dois na campanha de 2016 do vereador de São Paulo Fernando Holiday, à época no DEM e atualmente no Novo, por falta de provas. “Com essa decisão da justiça, minha inocência e honestidade ficam completamente comprovadas, mas os responsáveis por esse ataque tão baixo serão processados e pagarão na justiça”, disse o vereador.

 

Técnicos de enfermagem

O deputado estadual Dirceu Dalben (PL) apresentou na Alesp um projeto de lei para conceder passe livre em ônibus intermunicipais a estudantes de enfermagem, de nível médio, para a realização de estágio. “As funções que os técnicos de enfermagem desenvolvem são extremamente importantes e, ao longo deste período de pandemia, observamos a crescente busca pela profissionalização”, disse o parlamentar.

 

São Vicente

As obras de construção de 1.120 habitações populares no Conjunto Tancredo Neves III, na cidade de São Vicente, litoral sul paulista, serão concluídas até o fim deste ano. A informação é da deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), que disse ter precisado intervir junto à Secretaria Nacional da Habitação, em fevereiro último, para o retorno das obras, que estavam paralisadas. “Estamos acompanhando os trabalhos com grande expectativa, de forma que as 1.120 famílias possam ocupar as unidades já no começo de 2022”, disse a deputada. O conjunto é uma iniciativa da Cohab da Baixada Santista, dona do terreno, com financiamento da Caixa Econômica Federal.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS