19 de abril de 2024 - 00:04

HomeDESTAQUES DO DIAPrograma do Sebrae-SP que fomenta desenvolvimento econômico é implantado em Registro

Programa do Sebrae-SP que fomenta desenvolvimento econômico é implantado em Registro

O Sebrae-SP e a Prefeitura Municipal de Registro firmaram uma parceria para implantar o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) cujo objetivo é o de levar mais sustentabilidade, crescimento e competitividade ao município por meio de ações ligadas ao empreendedorismo envolvendo diversas entidades parceiras do setor público, setor produtivo e a sociedade civil.

Juntamente a cerca de 55 representantes do município, o Sebrae-SP conduziu uma Oficina de Planejamento de Ações (OPA), norteada pelo plano de governo do atual prefeito Nilton Hirota, destacando as necessidades do município que envolvem a inclusão produtiva, a desburocratização, as compras públicas e a governança.

As ações trabalhadas em conjunto irão refletir em mais empregos, geração de renda, aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e acesso a crédito.

“Esta parceria com o Sebrae é estratégica, pois se trata de uma instituição que é referência em empreendedorismo. Por meio desta parceria queremos facilitar o acesso para o desenvolvimento da vocação empreendedora da população e qualificação da mão-de-obra. O Sebrae vai contribuir de maneira muito importante para que isso aconteça conforme o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. Nossa intenção é desenvolver as pessoas através de educação, capacitação e cultura empreendedora“, afirmou o prefeito de Registro, Nilton Hirota.

De acordo com a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Santos, o programa foi criado para unir todos os setores e agentes para promover o desenvolvimento local por meio de ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais.

“Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social”, comenta. De acordo com a especialista, as oportunidades de qualificação vão contribuir diretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos munícipes da região. “Queremos que este programa conceda ao cidadão e à cidadã registrense a oportunidade de serem protagonistas de suas vidas”, destaca.

O projeto será realizado até o fim de 2021, com possibilidade de continuidade em 2022.

Ações em desenvolvimento

Cultura Empreendedora – 86 professores da rede municipal do ensino fundamental já foram capacitados na metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), programa que insere a disciplina de empreendedorismo na rotina escolar.

Serão mais de 3,5 mil alunos impactados pelo programa ainda em 2021. Já para o ensino médio, o Sebrae-SP oferece o programa Vai Lá e Faz com diversas opções de cursos EAD onde os alunos podem praticar os principais comportamentos empreendedores.

As inscrições estão disponíveis pelo link https://digital.sebraesp.com.br/?termo=ensino%20medio.

Por fim, mais de 400 estudantes universitários foram atendidos, em parceria com a UNISEPE, com cursos do Empreenda Rápido que estimulam o empreendedorismo em suas respectivas áreas de formação.

Inclusão Produtiva – Por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Assistência Social e da Diretoria de Trabalho e Renda, Inclusão Produtiva e Economia Solidária, foram programados 90 cursos técnicos do programa Empreenda Rápido nas áreas de alimentação, manutenção elétrica, gestão em negócios, beleza e cuidadores de menores. As capacitações incluem os temas controle financeiro e vendas para que seja acelerada a atividade empreendedora. A expectativa é que mais de 1,2 mil pessoas sejam impactadas. Até o fim do primeiro semestre de 2021 já se capacitaram 621 registrenses.

Políticas Públicas – A cidade de Registro sediou o 1º laboratório de formação de agenda do contrato Sebrae e FGV no último dia 1º de junho. Mais de 50 pessoas estiveram presentes, entre elas representantes de 23 dos 25 municípios da região total do Vale do Ribeira, inclusive com a participação de sete prefeitos. Foram realizadas diversas atividades envolvendo os eixos principais do PDL: inclusão produtiva, desburocratização, compras públicas, ambiente de negócios e relações institucionais, governança e desenvolvimento regional.

Dentre as ações de compras públicas, o Sebrae-SP realizou capacitações para gestores públicos e micro e pequenas empresas para incentivo e aumento das compras públicas dentro do município. Já no campo da desburocratização, o agente de desenvolvimento do município, a Sala do Empreendedor e o Centro de Capacitação estão atuando como grandes instrumentos de trabalho ao desenvolvimento local. A sede do Banco do Povo na cidade, por exemplo, oferece linhas de crédito diferenciadas para empreendedores e empreendedoras alavancarem seus negócios.

Programas vocacionais – O PDL de Registro inclui também a Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa com o programa do Selo de Qualidade para o Turismo da RT Caminhos da Mata Atlântica. Até o momento já foram 10 empresas do município seladas e seis empresas que estão sendo capacitadas para receberem o selo ainda em 2021. Foi realizado ainda o festival gastronômico delivery “Aiq Dá Gosto Ser do Ribeira”, no qual os produtos regionais foram destaque nos pratos criados por diversos restaurantes especialmente para o evento.

Ciência, inovação e tecnologia – O Sebrae-SP faz parte do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do Ribeira e apoia todas as iniciativas e capacitações empreendedoras, que envolvem desde a academia, até as startups em mapeamento para formação do ecossistema de inovação do Vale do Ribeira. O canal Cit Talks é uma das iniciativas desta ação e está disponível no YouTube pelo link https://www.youtube.com/cittalks.

Novas oportunidades de capacitação – O escritório do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, localizado em Registro, oferece ainda uma série de oportunidades para micro e pequenas empresas da cidade e de toda a região. Todas as turmas abertas podem ser encontradas pelo link www.bit.ly/agendavr.

Mais informações pelo telefone (13) 3828-5060. Para atendimento presencial, o endereço é Rua José Antonio de Campos, 297, no centro de Registro. O município conta, ainda, com atendimento presencial em sua Sala do Empreendedor, localizada na Rua São Francisco Xavier, 165, também no centro, próximo à igreja matriz. O contato pode ser feito pelo e-mail saladoempreendedor@registro.sp.gov.br ou pelo telefone (13) 3828-2062.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS