29 de março de 2024 - 04:29

HomeBRASILDia do vira-lata, o pet que conquistou o Brasil

Dia do vira-lata, o pet que conquistou o Brasil

No último dia 31 foi celebrado o dia do vira-lata, o pet que conquistou a população brasileira. Depois de anos e anos sendo desprezado, humilhado, abandonado, mal tratado e sacrificado em massa pelos órgãos de controle populacional de cães e gatos (carrocinhas), por disseminarem a Leishmaniose, Raiva e outras zoonoses importantes para o ser humano, o vira-lata já sofreu muito com os maus tratos. Hoje tem sido alvo de atenção, de adoção, de admiração e status social.

A comoção finalmente chegou e por questão de ordem, toda a atenção esta voltada a este setor para que definitivamente estes pets que tiveram vidas errantes sejam resgatados e que vivam dignamente junto dos humanos sem conflito. Pelas ruas é fácil notar jovens passeando com seus pets orgulhosamente, numa sincronia muito admirável, fato que enaltece muito a relação do ser humano com os animais sem raças definidas.

De acordo com o PetCenso 2020, levantamento realizado pelas empresas DogHero e Petlove, que revela os nomes e as raças de cães e gatos preferidos pelos brasileiros, pelo quinto ano consecutivo, o vira-lata segue como a raça mais queridinha do Brasil. Pensando na qualidade de vida destes pets, vale a pena ressaltar que mesmo não tendo raça pura, devem ser vacinados anualmente, vermifugados, microchipados, higienizados corretamente independentes do tipo de pelagem, alimentados com produtos de alto nível, nada de resto de comida porque o vira-lata é mais resistente, portanto precisa estar abrigados de intempéries, usar roupinhas quando a temperatura ambiente esta muito baixa, receber muito carinho, visitar o veterinário periodicamente para limpar dentes, cortar unhas e receber toda a atenção devida.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS