20 de abril de 2024 - 03:29

HomeBRASILA conta tá cara? Confira 6 dicas para economizar energia em casa

A conta tá cara? Confira 6 dicas para economizar energia em casa

Por conta da baixa no nível de chuvas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acaba de reajustar a bandeira tarifária, que em patamar 2 vai passar de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos. Pensando em auxiliar os brasileiros a controlarem as finanças, a Allya, empresa com foco em benefícios corporativos e bem-estar financeiro, fez uma lista com as principais dicas para quem deseja promover uma economia de energia. Confira a seguir.

 

Verifique os fios 
Além de contribuir para a perda de energia, fios desencapados ou expostos também podem gerar acidentes. Portanto, o ideal é criar uma rotina de verificação e trocá-los em casos de necessidade.

 

Passe a roupa de uma única vez 
Uma ótima alternativa de economia de energia é juntar a maior quantidade possível de roupas para utilizar apenas uma vez o ferro de passar. Aqui, também vale passar as roupas mais leves com o ferro desligado.

 

Utilize LED
As lâmpadas de LED costumam consumir até 80% a menos de energia do que as lâmpadas convencionais.

 

Evite o ‘modo espera’ dos aparelhos 
Apesar de não estarem sendo utilizados efetivamente, os eletrodomésticos continuam consumindo energia quando estão ligados. Dessa maneira, é fundamental deixar de utilizar o ‘modo espera’ dos aparelhos.

 

Fique de olho no carregador de celular 
O ideal é tirar o carregador do celular da tomada assim que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, é uma forma de reduzir o consumo de energia elétrica.

 

Procure descontos
Atualmente, existem plataformas de benefícios corporativos capazes de disponibilizar de 10 a 20% de desconto na conta de luz ou na aquisição de painéis solares.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

Foto: Fernando Frazão

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS