18 de abril de 2024 - 17:27

HomeBRASILJustiça anula eleição na CBF e nomeia presidente do Flamengo e da...

Justiça anula eleição na CBF e nomeia presidente do Flamengo e da FPF como interventores

A Justiça do Rio de Janeiro anulou nesta segunda-feira a eleição presidencial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que colocou Rogério Caboclo no poder. O entendimento do tribunal é que houve irregularidade na mudança do estatuto da entidade, que alterou o peso dos votos para o pleito, aumentando o poder das federações. Os clubes não participaram da assembleia que sacramentou a mudança. A decisão cabe recurso.

Com a decisão foram nomeados interventores para tocar a entidade: o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos. As informações são do “UOL”.

No texto, o juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ainda cita a escolha de Landim por ser presidente de clube de “expressiva torcida”. O presidente do Flamengo e da FPF ainda não responderam se aceitam a missão.

Neste período, eles terão como obrigação a “convocação do Colégio Eleitoral, composto pelas federações e times da primeira divisão do campeonato brasileiro, para votarem a alteração estatutária no que diz respeito a redefinição das regras do estatuto de 2015, em especial.

Com a decisão desta segunda, Antonio Carlos Nunes, que comanda interinamente a entidade por conta do afastamento de Caboclo, ainda permanece no cargo. Na teoria, ele vai trabalhar com Landim e Bastos. Os dois ainda não responderam se aceitam a missão.

“Acolhe-se o pedido de destituição daqueles que foram eleitos no pleito decorrente da modificação estatutária que se entende nula, contudo, como já dito, evitando-se uma situação de grave risco de dano e insegurança geral, mantém-se provisoriamente os atuais dirigentes até que se consagrem os novos eleitos, evitando-se vacância, descontinuidade e seríssimos problemas administrativos, além de severos ônus aos interventores”, escreveu ainda o juiz na decisão.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS