23 de abril de 2024 - 13:18

HomeDESTAQUES DO DIADezoito escolas estaduais do Vale do Ribeira entram para o Programa de...

Dezoito escolas estaduais do Vale do Ribeira entram para o Programa de Ensino Integral do Governo de SP

O Governador João Doria e o Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares anunciaram nesta segunda-feira (12) a expansão do Programa de Ensino Integral (PEI) que insere, a partir do ano de 2022 mais 18 escolas estaduais do Vale do Ribeira, distribuídas nos municípios de Iguape, Miracatu, Itariri, Eldorado, Registro, Cajati e Barra do Turvo.

A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho. No total, serão 1.855 escolas atendidas no modelo.

“Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli.

“Com a escola de tempo integral podemos mudar destinos. Estamos em um novo tempo para a educação, em que o aluno precisa ser colocado no centro do aprendizado, tornando-se protagonista de seus desejos. Na escola ele terá o apoio integral de profissionais da educação. Quando ampliamos sua estadia na escola, estamos ampliando suas possibilidades”, comentou Mirtes Vassão, vice-diretora da Escola Estadual Dinorá Rocha, de Iguape.

Sobre o PEI

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

Confira a relação de todas as escolas que serão atendidas pelo Programa de Ensino Integral clicando aqui.

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS