16 de abril de 2024 - 09:11

HomeESTADOCovid-19: Após 1º caso de variante Delta em SP, prefeitura monitora outras...

Covid-19: Após 1º caso de variante Delta em SP, prefeitura monitora outras três pessoas

A cidade de São Paulo registrou o primeiro caso da variante Delta de Covid-19, originária da Índia, na segunda-feira (5). De acordo com a prefeitura da Capital, o paciente é um homem de 45 anos que está sendo monitorado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Além dele, outras três pessoas da família, que seriam a mulher, enteado e o filho, também estão sendo acompanhados. Ainda não há informações se o homem infectado pela nova variante chegou de viagem recentemente ou se contraiu a doença localmente.

“O monitoramento das variantes na capital é realizado por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica, com cerca de 250 amostras semanais que seguem para análise do laboratório do Instituto Butantan, onde é realizado o sequenciamento genético”, explicou a prefeitura.

A variante Delta, inicialmente identificada na Índia, pode se tornar a versão mais dominante do novo coronavírus em todo o mundo, segundo especialistas, e ameaça reverter planos de reabertura. No Brasil, o Ministério da Saúde informou que, até o fim de junho, foram registrados 14 casos da variante Delta. Seis deles no Maranhão; três no Rio de Janeiro; um em Goiás; um em Minas Gerais; dois no Paraná e um em São Paulo

Duas pessoas morreram em decorrência da infecção causada pela nova cepa: um tripulante de um navio atracado no Maranhão, no dia 24 de junho, e uma gestante de 42 anos, no dia 18 de abril, no Paraná.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

Foto: Science in HD

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS