23 de abril de 2024 - 05:43

HomeDESTAQUE DA HORASeis baleias-jubarte são encontradas mortas em praias da Ilha Comprida, Ilha do...

Seis baleias-jubarte são encontradas mortas em praias da Ilha Comprida, Ilha do Cardoso e Jureia

O Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPeC) registrou um total de seis baleias-jubarte (três machos, duas fêmeas e uma com o sexo não identificado) que foram encontradas mortas nas praias monitoradas pelas suas equipes, dentro do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS), sendo três no município de Ilha Comprida, duas na praia da Jureia, em Iguape e uma na Ilha do Cardoso, em Cananéia.

 

 

 

Os animais mediam entre 7 e 7,50 m de comprimento e estavam no período de desenvolvimento de filhotes para jovens.

Uma equipe de veterinários, biólogos e monitores do Instituto realizou a necropsia em 04 animais a fim de levantar informações acerca da causa das mortes.

Como todas estavam já em avançado estágio de decomposição, não foi possível afirmar de pronto a causa dos encalhes, mas amostras foram coletadas e os resultados das análises laboratoriais estão sendo aguardados para um melhor entendimento do caso.

As baleias-jubarte são animais migratórios, sendo que no período de inverno, estão retornando da região antártica para passar o período mais frio do ano em latitudes menores (águas mais quentes), onde reproduzem e tem seus filhotes. Com isso, as avistagens tornam-se mais frequentes, bem como a ocorrência de animais mortos, uma vez que podem vir a interagir negativamente com artefatos pesqueiros.

Em suas páginas oficiais na internet o IPeC agradeceu o apoio das Prefeituras de Ilha Comprida e Iguape que auxiliaram com o maquinário para a execução das necropsias e destinação das carcaças.

Os números para acionamento do IPeC/PMP-BS em casos de animais encalhados vivos ou mortos são: (13) 3851-1779 e 0800 642-3341.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS