19 de abril de 2024 - 08:27

HomeESTADOOcupação em leitos de UTI no ABC cai ao menor nível desde...

Ocupação em leitos de UTI no ABC cai ao menor nível desde 8 de fevereiro

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de Covid-19 no ABC Paulista atingiu, no último domingo (27), o patamar mais baixo em mais de quatro meses. É o que revela a plataforma Info Tracker, mantida por pesquisadores do campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O balanço foi divulgado na terça-feira (29) pelo “Diário Regional”.

Segundo a plataforma, a rede pública de saúde da região tinha 793 pacientes em estado grave, equivalente à ocupação de 64,4% dos leitos de UTI Covid-19. O indicador é o menor desde 8 de fevereiro, quando estava em 62,7%.

A taxa de ocupação das enfermarias no ABC, por sua vez, era de 43,6% no último domingo, com 734 pacientes internados. Uma semana antes, o indicador estava em 47,4%. A região é formada pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Em Ribeirão Pires, por exemplo, o Hospital de Campanha local tinha na última sexta-feira apenas 13 pacientes, com ocupação de 60% nos leitos de UTI e de 23% nos de enfermaria. Em março, pico da segunda onda da pandemia, o complexo chegou a ter 100% de ocupação por 30 dias, e 40 pessoas morreram à espera de vaga na terapia intensiva.

“A vacinação de grande parte da população está diminuindo a circulação do vírus. Isso está contribuindo para reduzir a taxa de infecção”, observou Antônio Carlos André de Castro, coordenador do hospital.

Para o coordenador, a recuperação dos pacientes tem sido mais rápida. “A idade média dos acometidos pela doença tem diminuído gradualmente conforme avança a vacinação nas faixas etárias. O perfil dos pacientes internados atualmente é mais jovem. Com isso, a recuperação tende a ser mais rápida, diferentemente do que ocorria em março, quando tínhamos a maioria de idosos com comorbidades e, consequentemente, com períodos de recuperação mais prolongados.”

A melhora na taxa de ocupação das UTIs reflete também a redução no número de internações. Segundo o Info Tracker, o ABC encerrou a 25ª semana epidemiológica, no último sábado (26), com média móvel de 159 novas internações diárias, com queda de 25,7% ante o apurado duas semanas antes (216).

 

MAIS INDICADORES

Outros indicadores também melhoraram, como o de mortes por covid-19. A 25ª semana epidemiológica terminou com 179 óbitos, total 11,8% inferior ao apurado nos sete dias anteriores (203), segundo o painel da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). A semana terminou com média móvel de 25,6 mortes diárias nos sete municípios.

Na mesma comparação, segundo a Fundação Seade, o número de casos caiu 7,8%, para 4.505 ocorrências, com média móvel de 644 diagnósticos por dia.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

Foto: Rubens Cavallari

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS