19 de abril de 2024 - 19:25

HomeDESTAQUES DO DIAMilionário criador do antivírus McAfee é encontrado morto dentro de cela

Milionário criador do antivírus McAfee é encontrado morto dentro de cela

O criador do antivírus informático John McAfee, 75, foi encontrado morto nesta quarta-feira (23) em sua cela em uma prisão, horas após a Justiça espanhola aprovar sua extradição para seu país de origem, os Estados Unidos.

“Foi encontrado morto em sua cela, aparentemente por suicídio”, informou a porta-voz do sistema penitenciário na Catalunha (nordeste), sem dar detalhes.

McAfee, um empresário que nos últimos anos se dedicou ao comércio de criptomoedas, foi preso em outubro de 2020 no aeroporto de Barcelona. Ele estava acompanhado de outras duas pessoas aguardando para embarcar para Istambul, na Turquia. Ele apresentou seu passaporte britânico e foi identificado a partir de um filtro de saídas internacionais.

Uma vez consultadas as bases policiais, sobre sua identidade, os agentes que realizaram a abordagem verificaram que havia um mandado de busca e prisão da Interpol, que exigia extradição imediata para os Estados Unidos, por causa da investigação do crime de fraude.

O Tribunal Nacional autorizou a extradição, mas a decisão ainda poderia ser apelada e deveria ser aprovada em última instância pelo governo espanhol. Se ele fosse entregue e julgado nos EUA, enfrentaria uma pena de até 30 anos de prisão.

Em março deste ano, ele foi indiciado pela Justiça dos EUA, em outro caso, por supostamente usar informações privilegiadas e lucrar com elas na venda de criptomoedas.

As autoridades norte-americanas solicitaram a extradição alegando que ele ganhou mais de US$ 10 milhões entre 2014 e 2018 graças à atividade com criptomoedas, serviços de consultoria, conferências e venda de direitos para fazer um documentário sobre sua vida.

No entanto, “ele não apresentou declarações fiscais em nenhum desses anos e não pagou nenhuma de suas obrigações fiscais”, de acordo com a ordem do Tribunal Nacional, um tribunal superior com sede em Madri.

McAfee fez fortuna na década de 1980 com seu antivírus, que ainda leva seu nome. Em 2010, ele vendeu a companhia para a Intel por US$ 7,6 bilhões.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS