28 de março de 2024 - 13:12

HomeBRASILMédicos alertam para o aumento do consumo de álcool e outras drogas...

Médicos alertam para o aumento do consumo de álcool e outras drogas na pandemia

Vinte e seis de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Com o objetivo de ressaltar a importância deste assunto, a Prefeitura de São Paulo realiza no dia 28 de junho, às 18h, uma conversa on-line sob o tema “Consumo de álcool e outras drogas na pandemia”, transmitida pelo YouTube e com acessibilidade em Libras.

O convidado é o médico psiquiatra Dartiu Xavier, coordenador do Serviço de Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo. “Refletir sobre o próprio consumo durante a pandemia é um exercício importante e pode prevenir problemas”, alerta Xavier. “O uso problemático começa quando há perda do controle do uso, trazendo prejuízos à vida do indivíduo”.

A conversa será com o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenador técnico do Programa Redenção da Prefeitura Municipal de São Paulo, que oferece atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social e fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

Aumento do consumo de drogas
Os dados do Brasil mostram aumento nos consumos de 17.2% de maconha; 7.4% de cocaína e 12.7% de benzodiazepínicos durante a pandemia. Com relação ao consumo de álcool, o aumento foi de 13,1%, um pouco abaixo da média mundial de 13,5%.

 

Política municipal
O Programa Redenção integra a Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas, assim como as ações de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Mais informações “Consumo de álcool e outras drogas na pandemia” acesse: https://cutt.ly/dnBQc7X

Saiba mais sobre o Programa Redenção acessando o link bit.ly/2SSB8zN.

 

Serviço
Consumo de álcool e outras drogas na pandemia
Data: 28 de junho
Horário: 18h
Link da transmissão: Programa Redenção – YouTube: bit.ly/3wXmAgQ

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

Foto: Thiago Neme

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS