21 de fevereiro de 2024 - 21:57

HomeESTADOPaulistas adaptam festas juninas em 2021

Paulistas adaptam festas juninas em 2021

Com quase 500 mil vítimas fatais do novo coronavírus e a vacinação acontecendo a passos lentos, pelo segundo ano consecutivo, as tradicionais festas juninas com quadrilhas, barraquinhas e muita aglomeração, estão riscadas do calendário nacional. Ainda assim, famílias, igrejas e escolas paulistas encontram alternativas para não deixar as celebrações passarem em branco.

A gerente de vendas Luciene Hayara, de 37 anos, moradora da cidade de Lins, no interior do Estado, é uma dessas pessoas. Fã das comidas típicas e brincadeiras dessa época do ano, ela costumava frequentar quermesses e festas juninas de escolas antes da pandemia. No ano passado, ela, o marido e a mãe aproveitaram as diversas lives com a temática, mas este ano ela resolveu apostar em uma comemoração intimista.

“Eu acreditava que, a esta altura do ano, poderíamos ter alguma coisa, mesmo que adaptada, com máscara, ao ar livre e menor. Porém, conforme o tempo foi passando e o rumo que as coisas foram tomando, a esperança foi indo embora. Então, junto com a minha irmã, optei por organizar uma festinha em casa, para sete pessoas, com brincadeiras, comidas típicas e, o melhor, todos a caráter”, conta Luciene.

Igrejas .

Quem não tem o ânimo da gerente de vendas de Lins, mas adora as comidas típicas destas celebrações, tem nas festas do tipo “drive-thru” e “take-away” alternativas para não deixar de saborear o arroz-doce, o quentão e o vinho quente.

Com uma das festas juninas mais famosas de São Paulo, a Quermesse do Calvário adotou o sistema take-away para manter a celebração. A festa acontece até o dia 3 de julho e teve início no dia 12 de junho, com 200 pedidos vendidos antecipadamente. Antes da pandemia, contudo, a quermesse reunia cerca de 50 a 60 mil pessoas, somados o público dos seis fins de semana do evento, o que gerava um bom faturamento para atender as obras assistenciais da igreja.

Outra festa que costumava ser disputada antes da pandemia era a da Paróquia São João de Brito, no Brooklin. Tradicional desde a década de 1980, o evento costumava reunir de 7 a 8 mil pessoas por fim de semana e a exemplo da Igreja do Calvário, a renda era revertida para ações sociais e manutenção do templo religioso.

“Por conta da pandemia, em 2020, adotamos o sistema delivery. Nosso público foi muito receptivo e tivemos uma média de 200 pedidos por fim de semana. Este ano, além do delivery, é possível retirada no local e esperamos seguir a mesma média de pedidos”, relata a voluntária da igreja, Luciana Migliano de Almeida, que também é membro da Pastoral da Comunicação. O arraial da São João de Brito termina no sábado (26).

Escolas.

As escolas também adaptaram suas festas juninas em 2021. O Colégio Pio XII, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, por exemplo, dividiu a festa junina para estudantes do presencial em vários dias, apenas para alunos, e em formato de bolhas, ou seja, cada turma terá o seu próprio evento. No dia 26 de junho, alunos e familiares participarão de forma on-line do arraial, que contará com a entrega de kits e apresentação de um show virtual.

Já o Colégio Humboldt, que fica em Interlagos, na zona sul da Capital, optou por receber as famílias em um drive-thru junino, neste sábado (19). Com aproximadamente 1,1 mil alunos, a escola decorou seu estacionamento e recepcionará os convidados ao som de forró pé-de-serra e vai oferecer um kit junino com doces típicos para a festa continuar em casa. Além disso, a instituição irá arrecadar alimentos não perecíveis e itens de higiene que serão entregues para duas instituições de caridade.

“Enquanto ainda não é possível curtir uma tradicional festa junina, convidamos as famílias para buscar no estacionamento do Colégio, em esquema drive-thru, o kit junino com surpresas típicas que preparamos. Não podemos ‘pular a fogueira’ juntos, mas podemos manter nossos corações aquecidos sempre!”, diz a Comissão de Festas do Colégio. (Gladys Magalhães)

 

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS