19 de abril de 2024 - 22:34

HomeDESTAQUES DO DIATombamento de carreta provoca derramamento de ácido clorídrico na Régis, altura de...

Tombamento de carreta provoca derramamento de ácido clorídrico na Régis, altura de Cajati, e interdita pista

Nesta segunda-feira (14), uma carreta que transportava uma carga de 32 toneladas de material perigoso (ácido clorídrico), tombou na altura do km 499,7 da pista sul da BR-116/SP, sentido Curitiba, em Cajati, causando o derramamento da carga na pista e na canaleta da via.

Segundo a PRF, ainda não é possível avaliar se o produto vazou pelas tampas ou se o tanque foi rompido. O ácido clorídrico é uma solução aquosa do gás cloreto de hidrogênio. Ele é muito utilizado em limpezas domésticas.

Equipes da concessionária que administra a pista, Arteris Régis Bittencourt trabalham no local desde às 06h40 da manhã, e ainda não há previsão de liberação da pista, nem rota alternativa para desvio no local.

O motorista teve apenas ferimentos leves, e não precisou ser conduzido ao hospital.

O local estava com pouca visibilidade devido à neblina, mas ainda não há informações sobre as possíveis causas do tombamento.

O veículo encontra-se tombado sobre o local, com pista sul sendo totalmente isolada para trabalho das equipes especializadas em emergências com produto perigoso. Até o momento da publicação, havia 2 km de congestionamento.

Por motivo de segurança, ainda foi realizado outro bloqueio na altura do km 485,7, na praça de pedágio de Cajati, onde há 8 km de congestionamento.

Uma equipe da Defesa Civil da região também atua no local para isolamento da área afetada, verificação da extensão do impacto ambiental sobre o Rio Jacupiranguinha, e orientação da comunidade local.

Equipes foram ao bairro às 9h e descartaram a necessidade de evacuação dos moradores, já que a névoa provocada pelo material químico não chegou ao local.

Em função do acidente, a concessionária recomenda o acompanhamento de informações sobre as condições de tráfego, se possível, antes de pegar a estrada, pelos canais: www.arteris.com.br/rodovias/regis-bittencourt , telefone 0800-7090-116 e twitter.com/Arteris_ARB.

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS