18 de março de 2024 - 23:51

HomeMUNDOVacina faz aumentar buscas por viagens aos EUA

Vacina faz aumentar buscas por viagens aos EUA

A vacinação a passos lentos tem feito com que muitos paulistas procurem viagens para outros países para se vacinar. Segundo agências consultadas pela Gazeta, a alta para os Estados Unidos, por exemplo, gira em torno de 40% e acontece mesmo com a obrigação de cumprir quarentena em outro país.

“Desde a liberação da vacina para turistas por aqui, temos observado o aumento da procura de brasileiros para viajar aos Estados Unidos por conta da vacina. Acredito que a procura tenha aumentado cerca de 30% a 40% em relação a 2019”, relata Arleth Bandera, CEO da empresa Eagle Intercâmbio, sediada na Califórnia.

A agência Tobias Viagens, de Bauru (SP), também observou alta na procura por viagens para os EUA. “Hoje podemos atribuir 70% do público buscando viajar visando a vacinação, ainda que a procura ocorra de forma discreta, pelo medo de críticas”, diz a consultora de viagens, Evilin Magalhães.

Sem garantias.

Segundo o presidente da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), Marcos Lucas, a vacinação nos Estados Unidos entrou no radar depois que o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, aventou sobre a possibilidade de vacinar estrangeiros. “Em uma brilhante ação de marketing, ele comentou sobre a ideia de vacinar turistas em pontos turísticos da cidade. Com isso, impulsionou ainda mais a procura por pacotes. Em uma declaração, ele inclusive citou os brasileiros: “Meu coração está com os brasileiros. Há tanta dor. Acho que o que pudermos fazer por quem está nos visitando, para dar boas-vindas, é mostrar que nos importamos com todos que estão aqui””.

Apesar da fala do político, Lucas lembra que não existe nada oficial que garanta a vacinação de um turista estrangeiro. “Vale ressaltar que na legislação estadunidense, apenas residentes e cidadãos estão aptos a tomar as vacinas. Porém, na prática, em alguns lugares, como é o caso de Nova York, diversos turistas foram vacinados”, explica.

Gastos expressivos.

Além da não garantia de vacinação, os profissionais da área de turismo lembram que se vacinar fora do país não é para qualquer um. Com as restrições impostas a brasileiros para entrar nos Estados Unidos, quem decide ir ao país precisa antes cumprir 14 dias de quarentena em outro destino elegível, como México ou Caribe, o que faz com que a viagem não saia por menos do que R$ 15 mil.

O pecuarista Rafael Magalhães Padilha, de 40 anos, morador de Bauru, precisou fazer a quarentena para entrar nos Estados Unidos. Ele foi para o Texas a trabalho e aproveitou para se vacinar. “Eu viajei no dia 29 de abril e tive que ficar até 17 de maio no México para entrar nos Estados Unidos. Eu fui a trabalho, mas visto que ia demorar para que me vacinasse no Brasil, pela minha idade e por eu não ter comorbidades, e o fato de que a vacina ofertada lá naquele momento tinha uma proteção maior, eu decidi me vacinar”, conta Rafael, que pretende levar a filha de 12 anos para se vacinar nos Estados Unidos, caso a faixa etária dela seja contemplada primeiro lá. (Gladys Magalhães)

 

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS