25 de abril de 2024 - 11:39

HomeESTADOCovid-19: Anvisa autoriza testes da Butanvac em humanos

Covid-19: Anvisa autoriza testes da Butanvac em humanos

A pesquisa clínica da vacina Butanvac, do Instituto Butantan, contra a Covid-19, foi autorizada nesta quinta-feira (9) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Agência liberou os estudos da fase clínica 1 e 2 da vacina, com previsão de 6 mil voluntários com 18 anos ou mais. As informações são do “G1”.

A Anvisa informou que “esta será a primeira vez que a Butanvac será aplicada em humanos e por isso serão conduzidas as fases clínicas 1 e 2. Para a autorização do estudo clínico a Anvisa e Butantan realizaram ao longo dos últimos dois meses uma intensa troca de informações e de reuniões com objetivo de que todos aspectos do estudo estivessem claros e com garantias de segurança aos voluntários.”

De acordo com a Anvisa, os testes de fase 1 e 2 serão divididos em três etapas e devem contar com 400 voluntários, além disso, a vacina será aplicada com duas doses em um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose.

Pelas redes sociais, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) comemorou a autorização. “A Anvisa acaba de autorizar os testes clínicos com a ButanVac, a vacina do Butantan contra a Covid-19, que não depende de insumos de outros países para sua produção. O Instituto Butantan já tem 7 milhões de doses prontas da ButanVac. Grande notícia. Obrigado Anvisa!”, escreveu Doria em seu Twitter.

Butanvac
A Butanvac é a primeira vacina contra Covid-19 produzida integralmente no Brasil, sem depender de insumos de outros países. Em abril, o Butantan protocolou na Anvisa o pedido para iniciar os testes clínicos em humanos de fase 1 e 2 do imunizante.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS