23 de abril de 2024 - 11:01

HomeESTADOSecretário prevê pico de Covid em SP semelhante ao de abril deste...

Secretário prevê pico de Covid em SP semelhante ao de abril deste ano

O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou nesta segunda que a capital paulista deverá enfrentar um pico de internações e casos de Covid-19 nas próximas semanas semelhante ao registrado no mês de abril deste ano, considerado o período mais letal da pandemia. A afirmação foi dada ao Bom Dia SP, na “TV Globo”.

“Nossa equipe de planejamento imagina que por volta do dia 17 nós podemos ter uma taxa de ocupação semelhante àquela que foi no pico da segunda onda no mês de abril. Portanto, é um momento de preocupação da volta da circulação das pessoas como se já não estivéssemos mais em pandemia na nossa cidade”, disse Aparecido.

O secretário defendeu que a situação é alarmante, uma vez que o índice de ocupação de leitos para pacientes não-Covid está acima de 90%, ou seja, há risco de colapso no sistema de saúde por falta de vagas.

“Dessa vez, nós estamos com um problema grave. Tanto as taxas de ocupação dos leitos Covid como não-Covid, todas elas [estão] muito altas. Então, aquele trabalho de reversão de leitos, convertendo leitos não-Covid para Covid e vice-versa, nós estamos muito no limite disso”, afirmou.

Até o fim do mês, a gestão municipal deve ampliar o número de leitos na rede. “Nós vamos abrir agora mais 250 leitos de UTI até o dia 20 de junho, mas isso tudo vai se tornando insuficiente se nós não conseguirmos fazer uma transição nesse momento que nós estamos vivendo para o processo de vacinação, de imunização de toda a população. Nós teremos sem dúvida nenhuma situações muito difíceis na rede, no sistema de hospitais da nossa cidade”.

Para ele,  a cidade deve atingir um índice mais elevado de imunização da população somente no fim do ano.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

Foto: Roberto Parizotti

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS