- Propaganda -spot_img
16 de junho de 2021 - 19:10

HomeDESTAQUE DA HORAGrupo Giralua oferece oficinas gratuitas de artes plásticas e literatura para moradores...

Grupo Giralua oferece oficinas gratuitas de artes plásticas e literatura para moradores do Vale do Ribeira

- Propaganda -spot_img

Voltado para o público do Vale do Ribeira, acontece de 09 a 19 de junho a 2ª etapa do projeto Histórias do avô do bisavô Agripino- Memória e afeto na comunidade, onde serão oferecidas três oficinas de arte educativas on-line.

O projeto conta com o apoio das cidades Ilha Comprida, Registro, Sete barras e Apiaí e com a produção da Giralua Companhia de Artes. A realização fica por conta do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com gratuidade em todas as ações, são 90 vagas no total para a população do Vale do Ribeira, incluindo três oficinas nas áreas da literatura e de artes plásticas.

A adaptação para a transmissão virtual se deu por conta da situação emergencial decorrente da pandemia, com acesso aos cursos pela plataforma Google Meet.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.giraluateatro.com até o dia 04 de junho. Serão oferecidas 30 vagas gratuitas para cada oficina.

Confira abaixo as informações sobre a realização das oficinas oferecidas e respectivas informações sobre cada uma delas:

A Arte da Narração de Histórias, com Val do Varal: 9 de junho, das 19h às 21h
Madona de Barro (escultura): 12 de junho, das 15h às 17h
Marcenaria Lúdica (brinquedos de madeira): 19 de junho, das 15h às 17h

 

Sobre as Oficinas

Marcenaria Lúdica – Construção de brinquedos de madeira
A proposta de oficina para pais e filhos, foca seu tema na construção prática de um objeto de madeira e a introdução à marcenaria, suas ferramentas e aplicações. Visa propor um momento de criatividade e aprendizado entre crianças e seus protetores. A meta é o encontro com pais e crianças das cidades para vivenciarem uma volta no tempo e resgate desta possibilidade de criarem juntos singelos brinquedos de madeira, exercitando montagem, encaixe e lixa.
As crianças lixam as superfícies os adultos se preocupam com as arestas, encaixes e outros, gerando uma troca intergeracional que traz a forma final um produto feito de madeira, no qual todas as ferramentas da marcenaria se apresentaram e criado pela cumplicidade criativa dos pequenos e seus tutores.
Coordenação: Artista Visual e marceneiro Alessandro Brandão
Todos os participantes, com inscrição confirmada, receberão o kit com materiais em suas residências.

Oficina: Madonas de barro – Esculturas em argila
A figura da mãe com o filho nos braços é um símbolo universal de conotação inspiradora, quanto a sua importância ao amor materno. As madonas, figuras representando Nossa Senhora com o menino Jesus em seus braços, foram eternizadas pelos mais importantes artistas de todos os tempos e, também, pelos artesãos brasileiros. O objetivo desta oficina é a modelagem em argila de madonas, onde o participante terá a oportunidade de construir quantidades variadas de imagens aprimorando em cada uma delas a condição técnica da manipulação do material e seus instrumentos de trabalho.
Coordenação: Alessandro Brandão
A todos participantes, com inscrição confirmada, será solicitado 1KG de argila para a criação de uma escultura.

Oficina: Arte de Narrar Histórias
Oferecer uma vivência prática e troca cultural com os participantes sobre a arte de contar histórias sensibilizando para a importância de contar, divulgar e preservar a tradição popular divulgada pela oralidade e pelas coletâneas, incentivando a apreciação e fruição das narrativas junto à comunidade. Nesta oficina, faremos uma imersão no universo da arte de contar histórias focando em narrativas curtas, em especial contos tradicionais, sensibilizando os participantes para a importância desta ação em nosso tempo presente, propondo uma metodologia de troca e memorização de histórias impulsionando o desenvolvimento de iniciativas livres. Procedimentos para memorização de contos Estudo da sequência narrativa – Climas do conto, ritmo e pulsação (aventura, amor, medo); adjetivos e descrição do conto.
Coordenação: Val do Varal

 

Diário do Ribeira

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Propaganda -spot_img