19 de abril de 2024 - 16:38

HomeDESTAQUE DA HORAEm Juquiá, 02 homens são multados em mais de 1 milhão por...

Em Juquiá, 02 homens são multados em mais de 1 milhão por comércio ilegal de aves silvestres

A Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou um flagrante de centenas de aves silvestres condicionadas em um cativeiro em Juquiá, nesta terça-feira (17).

De acordo com a PMA, os passeiformes haviam sido recém capturados e encontravam-se em ambiente insalubre, privados de água e luz solar.

O desfecho do caso se deu a partir de uma denúncia anônima, que indicava o comércio ilegal de aves no bairro Vila Sanches.

Ao se deslocarem até o local, os agentes puderam observar algumas gaiolas penduradas na área externa da residência e, em abordagem ao proprietário, este informou que ser o responsável por algumas aves e que outras seriam de seu irmão.

Indo mais afundo nas buscas, no interior do imóvel, a PMA localizou um cômodo onde estavam sendo mantidas as 124 aves de diversas espécies, incluindo duas em extinção. Acompanhe no vídeo a seguir:

 

Diante dos fatos, foram realizadas as apreensões das referidas aves e de 4 compartimentos para transporte, que foram apresentados à autoridade de Polícia Judiciária de Juquiá.

 

 

Destes, 115 apresentavam boas condições de saúde e foram soltos em seu habitat natural, na Estrada do Ribeirão Vermelho km 3, município de Registro; 06 foram destinados à sede da 2 ª Cia de Polícia Militar Ambiental para os primeiros cuidados e, posteriormente serão encaminhadas a locais apropriados para reabilitação; e finalmente, outros 03 pássaros vieram a óbito sendo descartados em local adequado.

 

 

Do total dos pássaros, 79 da espécie Pixoxó(Sporophila Frontalis), e 01 da espécie Patativa (Sporophila Plumbea), encontram-se ameaçados de extinção conforme o decreto estadual nº 63.853 de 27 de novembro de 2018.

Os infratores foram autuados em R$ 1.198.000,00 (um milhão, cento e noventa e oito mil).

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS